PUBLICIDADE

Blogs

Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

A coquetelaria de restaurante: Motique, Atto e Pé de Fava

Conheça três novos restaurantes que tratam a coquetelaria com atenção e respeito

Olá, amigos, todos bem?

Como esse balcão faz com certa regularidade, vamos destacar três restaurantes que tratam a coquetelaria com atenção e respeito (e felizmente não são os únicos).

O Motique foi idealizado pelo casal Charlotte De Cort e Victor Magri, ela belga, ele brasileiro. O restaurante fica  em Pinheiros, num casarão da rua Simão Álvares. Antes de partir para os drinques, siga o meu conselho e peça uma porção de manjubinha frita - vai por mim.

Balcão do Motique Foto: Gilberto Amendola

PUBLICIDADE

A carta de drinques foi desenvolvida pelos bartenders Lucca Swan e Renato Bomben (consultoria Na Mesa). O destaque da carta é o The Vivian (uma margarita levemente defumada), com tequila (defumada), Cointreau e limão. Para quem procura algo mais encorpado, a pedida é o Charctor - com cachaça, Campari, Fernet e água com flor de laranjeira.

 Foto: Estadão

O restaurante Atto, da chefLuiza Hoffmann, também vem tratando a coquetelaria com protagonismo. A carta de drinques foi desenvolvida por Talita Simões, vencedora do World Class Brasil 2011 e embaixadora da Ketel One. Na chefia de bar e execução, outra craque do balcão, Chris Machado.

O Atto fica em um casarão que já morou agrande dama do teatro brasileiro, Cacilda Becker. Por isso, os coquetéis criados por Talita fazem referência aos espetáculos ou a própria vida teatral de Cacilda.

PUBLICIDADE

Fachada do Atto. Foto: Gilberto Amendola

Uma sugestão: experimente o Hot Cat - que leva uísque, Fernet, amaretto, bitter de chocolate, xarope de mel e uma borda de ganache branco. Atenção também para os clássicos com um toque "teatral". Sabe o Moscow Mule? No Atto vira Nicette Mule (referência clara a Nicette Bruno). Ou que tal um Penicillin batizado de Penicillin Tarcísio?

Outro restaurante que tem investido bacana em coquetelaria é o Pé de Fava, em Santana. Calma, ele definitivamente não é o mesmo em que o chef Erick Jacquin passou mal (em um episódio do programa 'Pesadelo na Cozinha'). Desde então, o restaurante trocou de proprietários e saiu de Guarulhos - para ser reaberto em  Santana. Agora, quem assina o menu é o chef Francisco Pinheiro, ex-MasterChef e ex-Mestre do Sabor.

A carta de coquetéis, nossa praia, é do ótimo Rodolfo Bob (com colaboração de Noel Medeiros). Aqui, a pegada é Brasil/Nordeste - mas sem cair em obviedades ou apelar para o uso da cachaça.

Visitei a casa ainda em um soft-opening, mas já posso destacar os autorais Se Garibaldi Fosse Pra Bahia (uma releitura de um Garibaldi com suco de laranja, Campari, óleo de coco, laranja e nibs de cacau) e o Coroné Camilo (um primo do negroni - com gim, Campari, vermute e laranja bahia).

PUBLICIDADE

 Foto: Estadão

Serviços

O Motique fica na R. Simão Álvares, 985 - Pinheiros.

O Atto fica na Rua Pais de Araújo, 138 - Itaim Bibi.

O Pé de Fava fica na  R. Dr. César, 1288 - Santana.

PUBLICIDADE

 

Lançamento

Chega aos bares o 142 Gin. Feito de ingredientes como zimbro, extrato de ervas, gengibre e tendo destaque para a tangerina como um dos principais ingredientes, o One Four Two já está presente nos bares e restaurantes como Boa Praça, Eu, Tu, Eles, High Line Bar, Oh Freguês, Porto Luna, Pracinha do Seu Justino, Seu Justino e Tatu Bola, Toca do Tatu e no restaurante Nino Cucina.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE