PUBLICIDADE

Blogs

Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

A coquetelaria na Deus Ex Machina

Casa na Rebouças - que é misto de loja de motos, skate e surf - tem carta de drinques assinada por Laércio Zulu e cardápio do chef Dário Costa

Vou gastar o meu latim (e a minha pesquisa no Google) para tentar explicar, de forma ligeira, o significado de "Deus Ex Machina".

A expressão pode ser traduzida como Deus na máquina ou Deus surgido na máquina. Trata-se de um artifício, um truque narrativo que pode ser encontrado em filmes, livros e peças de teatro. Por exemplo, quando o mundo está prestes a acabar e, do nada, um Super-Homem qualquer (ou outro herói a sua escolha) salva a humanidade de uma forma inesperada e sem muita explicação -- isso é Deus Ex Machina em ação. No teatro grego, quando os deuses encerram uma discussão (ou uma trama) com algum "abracadabra" definitivo -- isso é puro Deus Ex-Machina. Aliás, se você bebeu demais e acordou sem ressaca, pode colocar na conta do Deus Ex Machina.

 

FOTO: Ciro Faria

PUBLICIDADE

Dito tudo isso, vamos ao que interessa. Deus Ex Machina também é uma loja, que na verdade é um restaurante ou um bar. De origem australiana, a marca também está presente em países como Itália, Espanha, França e Japão. Na loja, todo o universo de motos, surf e skate (tudo customizado pela marca).

No Brasil, ela chegou em agosto do ano passado, em uma casa de três andares na Avenida Rebouças, do lado do Shopping Eldorado. O local é uma casa dos anos 50, projetada pelo arquiteto Oswaldo Bratke.

PUBLICIDADE

O espaço, descolado, conta com o cardápio do chef Dario Costa (campeão do programa Mestre do Sabor, em 2020). A carta de coquetéis ficou por conta do bartender Laércio Zulu, que adicionou quatro drinques autorais (três criados exclusivamente para a casa e mais o seu drinque assinatura, o Banzeiro).

Meu destaque é o Bombardier, que leva rum envelhecido, jerez, vermute tinto e cacau em pó. Encorpado e ideal para quem curte um Manhattan, por exemplo.

PUBLICIDADE

 

FOTO: Ciro Faria

Para os fãs de daiquiri, sugiro experimentar o Mandarin Temple, que leva rum envelhecido, suco de tangerina, suco de limão, xarope de açúcar e angostura. A carta do Deus Ex Machina também apresenta diversos clássicos. Apesar das inúmeras opções refrescantes, provei um consistente Penicillin, com uísque escocês, suco de limão, extrato de gengibre e xarope de mel. Para acompanhar os coquetéis, tente a croqueta de cupim.

PUBLICIDADE

Deus Ex Machina fica na Av. Rebouças, 3.658, Pinheiros.

 

FOTO: Ciro Faria

PUBLICIDADE

Happy Hour com Mariana Ximenes

Na última sexta-feira foi a estreia da minissérie "Happy Hour com Mariana Ximenes", exibida no GNT e no Globoplay, apresentada, claro, por Mariana Ximenes. O primeiro episódio focou no Rabo de Galo e teve como principal convidado o Mestre Derivan, figura inaugural da moderna coquetelaria brasileira e grande divulgador do Rabo de Galo no País e no exterior . Cada um dos 13 episódios contará com convidados especializados e celebridades fazendo aquela resenha com a apresentadora em uma mesa de bar. O programa vai ao ar às sextas-feiras, às 21h30.

PUBLICIDADE

Super Bowl

A The Botanist, marca escocesa de gim, apresentará pela primeira vez uma campanha global por meio de comercial que será transmitido no intervalo de um dos eventos mais assistidos do mundo: o Super Bowl. O jogo acontece no próximo dia 13 de fevereiro. A campanha tem o slogan "Elevate the big game", na tradução "Eleve o grande jogo", e sugere que os consumidores tornem o evento ainda mais inesquecível com drinques feitos em casa com The Botanist.

Dim Sum Tasting

O premiado restaurante Kazuo está promovendo o Kazuo Izakaya - Dim Sum Tasting. Às quartas-feiras, a casa está promovendo, exclusivamente em seu balcão, noites de dumplings, sakes e coquetéis. Os drinques ficam por conta de bartenders convidados. O bartender convidado é o Gustavo Rômulo, do Hyatt São Paulo. O Kazuo fica na Rua Prudente Correia, 432.

Mercadão

O Pasquim Bar e Prosa (@opasquimbar) e o A Ventana Bar & Café (@aventanacafe) ganharam dois novos quiosques no tradicional Mercado Municipal de São Paulo. O Mercadão fica : R. Cantareira, 306 - Centro.

Dia mundial da Margarita

Para celebrar o Dia Mundial da Margarita, O The Taco Shop oferece double margarita entre os dias 18 e 22 de fevereiro. Quem pedir um margarita (R$ 28,80), leva outra como cortesia. A ação é valida para o salão nas unidades de Pinheiros ( Rua Ferreira de Araújo, 381), Itaim ( Rua Jesuíno Arruda, 512) e Ribeirão Preto (Av. Heráclito Fontoura Sobral Pinto, 1175 - Loja 13).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE