Paladar

A coquetelaria que vai bem com sushi e com pizza

Balcão do Giba

Drinques para fazer em casa

A coquetelaria que vai bem com sushi e com pizza

Confira as novas cartas de drinques do restaurante J1 e do QT Pizza Bar, além de outras novidades do mundo da coquetelaria

09 de julho de 2021 | 13h11 por Gilberto Amendola

Olá amigos, todos bem?

Hoje vamos pensar nos coquetéis como parceiros ideais para sushis, sashimis e pizzas.

 

Lembro do tempo em que eu torcia o nariz para a possibilidade de beber no mesmo lugar em que, porventura, eu também jantaria. Eram sempre duas funções:

 

1) Beber em algum bar bacana.
2) Procurar outro lugar para jantar.

 

Isso porque os restaurantes pareciam desleixados com o bar. Normalmente, serviam apenas como espera de mesa ou para atender um ou outro maluco que não quisesse tomar uma cerveja ou uma taça de vinho. Pedir um manhattan ou um dry martini era um ‘deus nos acuda’,

 

Felizmente, esse tempo passou. Hoje, você pode sair para jantar e se fazer acompanhar por um bom drinque. Hoje, vou falar de duas opções.

 

Coquetel com comida japonesa

O bartender Gilliard Carneiro acaba de reformular a carta de drinques do restaurante J1, casa do chef Jun Sakamoto, localizada no shopping VillaLobos.

 

Aberto desde 2019, o J1 é o restaurante de proposta mais casual do premiado Sakamoto. Apesar da informalidade, o ‘sarrafo’ é muito alto – sushis, sashimis e os próprios bentôs estão entre os melhores da cidade.

 

Fazer uma coquetelaria que atenda às exigências e a excelência de Sakamoto não é bolinho. Guioza, no caso.

 

A missão ficou por conta do bartender Gilliard Carneiro. “Minha base foi a delicadeza e o requinte da cozinha do Jun Sakamoto. Eu precisei encontrar um sabor delicado e que não ‘roubasse’ o sabor da comida. Eu precisava de uma carta que agregasse, que fosse um acompanhamento elegante, uma segunda voz”, disse.

 

Como exemplos dessa coquetelaria, Carneiro indica o  Lychee and Roses (gim, suco de lichia, xarope de rosas e licor de lichia). “É um coquetel delicado e luxuoso”, comentou o bartender.
Lychee and Roses. FOTO: André Andrade

 

Para quem quer ficar nas variações clássicas, a pedida pode ser as gim tônicas de caju ou de amora e o moscow mule da casa. “O Jun é muito exigente com tudo. Com a coquetelaria não foi diferente, lembro da participação dele na criação do nosso Moscow Mule – pedindo para que a gente reduzisse o gengibre”, falou.

 

O J1 fica no Shopping Villa Lobos, na av. das Nações Unidas, 4.777
Moscow mule do J1. FOTO: André Andrade

 

Coquetel com pizza

E se ao invés de sushis e sashimis você estiver mais disposto a dividir uma pizza? Sem nenhum problema. Existem muitas opções de pizzaria com bons trabalhos em coquetelaria.

 

Nosso destaque de hoje é o QT Pizza Bar , que também acaba de lançar uma carta nova de drinques.

 

O responsável pela carta é o bartender Matheus Cunha. “O conceito da carta teve como inspiração a Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo, e foi desenvolvida para trazer uma experiência em conjunto aos ingredientes frescos utilizados nas pizzas. Na carta é possível identificar o frescor em todas as receitas, trazendo suavidade e delicadeza”, disse Cunha.

 

Para representar a proposta, Cunha indica os coquetéis Gave Match e Le Poire
O Gave Match leva gim com infusão de hortelã, sumo de tangerina e limão taiti, redução de cítricos e soda artesanal de gengibre.

 

FOTO: Carol Damper

 

Já o Le Poire é feito com vodca de pera, xarope de alecrim, mix de cítricos, néctar de uva verde e espuma de maçã.
“Esses dois coquetéis interagem muito bem com as pizzas.Acidez e frescor acompanham bem as pizzas, seja ela um pouco mais gordurosa ou mesmo sem gordura alguma. Acredito que esses dois coquetéis combinam com qualquer pizza que você venha pedir”, comentou Cunha.

 

O QT Pizza Bar fica na alameda Ministro Rocha Azevedo, 1096.
FOTO: Carol Damper

Notícias do mundo da coquetelaria

World Class
James Grant, representante do Canadá, e parte do time do bar Little HK em Alberta, foi eleito o grande vencedor do World Class Competition.

Cuba Nº4
O bartender Mário Oliveira, que foi o representante brasileiro na final do Bacardi Legacy, criou um coquetel inspirado pela própria competição. Trata-se do Cuba Nº 4 (inspirado na clássica Cuba Libre).
Vamos à receita do Mário:
Ingredientes
50ml Rum Bacardí 4 anos
15ml Licor de café
15ml Aperitivo de alcachofra
2 gotas de Solução salina*Preparo:
Preparo
1. Em um mixing glass com cubos de gelo, coloque todos os ingredientes e mexa bem até atingir baixa temperatura.
2. Faça uma coagem simples para uma taça coupé previamente resfriada e finalize com uma casca de limão-siciliano torcida e presa à borda.
*Solução salina: Diluir 15g de flor de sal em 100ml de água filtrada.
 
Dia dos Pais
Sugestões de presentes para o dia dos pais. Se o seu é da turma da cachaça, talvez ele goste do Kit de Cachaças Clássicas Santo Grau. O kit é composto por três cachaças elaboradas em diferentes pequenos engenhos históricos do país nas cidades de Coronel Chaves (MG), Paraty (RJ) e Itirapuã (SP), e três copos personalizados com cada um dos engenhos. Preço sugerido: R$129,90

Outra opção é o kit Brandy Osborne com taça. Composto pelo Brandy de Jerez espanhol, Brandy Osborne, um destilado de uva produzido exclusivamente na região de Jerez, na Espanha, e por uma taça exclusiva para degustação. Preço sugerido: R$149,90

Reality
Malibu, o rum com sabor de coco, estreia em julho a Casa Malibu, novo reality show da marca, com a participação de ex BBBs, A Fazenda e De Férias com o Ex. O objetivo do reality é a educação sobre a coquetelaria com rum.
O produtor musical Dennis DJ, em parceria com o MC Nego Bam, foi convidado para compor uma nova música para o programa, o “Beat Malibu”. A música já está nos serviços de streaming como Spotify. 
Competição
As inscrições para a quinta edição do Licor 43 Bartenders e Baristas Challenge, o campeonato que une bartenders e baristas, vai até o dia 11 de julho. O evento acontece 100% online e com inscrições gratuitas, que deverão ser feitas pelo site Licor 43.  Para se inscrever e saber mais, acesse: https://licor43brasil.com.br/ .

 

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?