PUBLICIDADE

Blogs

Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

Adriana Pino, seu trabalho no Flora e outras mulheres que fazem bonito na coquetelaria

O Balcão aproveitou o Dia Internacional da Mulher (não que precise disso!) para falar sobre as bartenders que comandam as barras da cidade

 

Adriana Pino, bartender do Flora. FOTO: DIVULGAÇÃO

 

Vamos começar pelo óbvio: não precisa chegar o Dia Internacional da Mulher para reconhecer o trabalho das "minas" no universo dos bares. Quem frequenta casas de coquetelaria em São Paulo (e também nas principais cidades do País) já sabe do protagonismo feminino na execução e criação de drinques. O nível das bartenders, mixologistas, consultoras e chefs de bar dispensa qualquer tipo de condescendência.

Mas neste dia 8 de março, vale dar um rolê por bares/restaurantes com mulheres na linha de frente. Aliás, são muitas casas e profissionais, certamente irei cometer algum esquecimento imperdoável (e já vou me desculpando por isso). Mas vem comigo encostar em alguns balcões de SP. Vou destacar o Flora - que foi visitado pela primeira vez por esse 'Balcão' no último domingo.

PUBLICIDADE

 

Entrada do Flora, bar inspirado no Floreria Atlantico, de Buenos Aires. FOTO: Giu Nogueira

PUBLICIDADE

Adriana Pino, Flora

Vencedora do World Class 2018, ela é a responsável pela carta de coquetéis de um dos mais comentados bares da cidade de São Paulo, o Flora. Inaugurado em outubro do ano passado, a casa tem inspiração no Floreria Atlantico, bar de Buenos Aires considerado um dos melhores do mundo (de acordo com o World's 50 Best Bars). O Floreria fica, literalmente, embaixo de uma floricultura. Aqui, no Flora, uma pequena floricultura está na frente do bar.

O Flora tem um ambiente charmoso de speakeasy. A luz é baixa, a música não agride e os detalhes abraçam os clientes mais atentos (reparem nos copos!). O bar parece ideal para um encontro romântico (usuárias e usuários de aplicativos de encontros, peguem essa dica).

PUBLICIDADE

 

Salão do Flora, com alma de speakeasy. FOTO: Giu Nogueira

 

PUBLICIDADE

Para a casa, Dri Pino desenvolveu uma carta com sete coquetéis autorais. A ideia do "floral" é aquilo que conecta a maioria dos drinques apresentados aqui. "Busquei uma coquetelaria com sabores mais florais, leves e delicados", explica.

Por sugestão da própria Adriana, comecei pelo Phea (gim, geleia de cambuci, pepino e limão-siciliano). O coquetel funciona como uma "carta de intenções" do Flora. Está tudo ali: as notas florais e a delicadeza. O melhor início para quem pensa em fazer um passeio etílico pela carta.

Imagino que muita gente procure o Moscow Mule (a versão brasileira, com espuma, criação de Marcelo Serrano). No Flora, a sugestão para quem estiver atrás de um Moscow (ou Kiev Mule) é o Botanic. Não tem erro. Para quem é de espuma, a espuma está lá. O Botanic leva vodca, mix de lima e limão, xarope de açúcar e espuma de jambu com cardamomo - atenção para a sensação de dormência na língua nos primeiros goles (causada pelo jambu).

PUBLICIDADE

Gosto muito de uma criação da Dri Pino que já frequentou outros balcões, o Chaigroni. Como o próprio nome entrega, trata-se de uma versão do negroni, mas com gim, chai massala, vermute tinto, Campari, bitter de laranja e chocolate. Um "tico" mais leve e, claro, floral.

 

Chaigroni, versão do negroni criada por Adriana Pino. FOTO: Giu Nogueira

PUBLICIDADE

 

Dri também criou uma linha do tempo para coquetéis clássicos. Eles partem de 1838, com o Sazerac (bourbon, conhaque, angostura bitter, Peychaud's bitter, xarope de açúcar, spray de absinto e perfume de limão-siciliano). O Sazerac é aquele tipo de drinque que fez (e ainda faz) muita gente entender o peso da história e o valor da coquetelaria.

Essa linha do tempo termina com um novo clássico nacional, o Macunaíma (criado por Arnaldo Hirai para o bar Boca de Ouro). O coquetel leva cachaça, fernet branca, limão-taiti e xarope de açúcar. Acreditem tem tudo a ver com o conceito do Flora.

A cozinha está com a chef Laura Maia. A casa tem opções variadas de sanduíches e pratos. Minha visita foi no fim da tarde e me dediquei aos "belisquetes". Experimentem os croquetes de milho e a coxinha de galinha caipira. Os pastéis de queijo Mogiana e ragout de pato também são achados.

O Flora fica na Rua Padre João Manuel, 795, Jardins. A casa funciona de segunda a sábado, das 19h às 1h. Aos domingos, das 17h a meia-noite. Reservas somente para o primeiro horário. Mais informações no Instagram @florabar.sp.

 

Mais mulheres na coquetelaria de SP

Alice Guedes, Guarita

Eu já escrevi isso aqui e vou repetir. Nunca tomei um coquetel "mais ou menos" das mãos de Alice Guedes. A chefe de bar do Guarita é carioca. Atuou em bares de sua terra natal e também em Buenos Aires. O Guarita fica na Rua Simão Álvares, 952, Pinheiros.

 

FOTO: Nilton Fukuda/Estadão

 

Stephanie Marinkovic, Espaço 13Ela é head bartender no Espaço 13. Já venceu concursos da Jameson e da Patron. Já faz muito tempo que Stephanie vem emplacando as melhores cartas da cidade no Espaço 13 - que  fica na Rua Treze de Maio, 798.

 

Ana Paula Ulrich, Rabo di Galo

Responsável pela coquetelaria do hotel 6 estrelas Rosewood, Ana é um dos nomes mais importantes da nova geração de bartenders nacionais. O Rabo di Galo fica dentro do Hotel Rosewood - R. Itapeva, 435, Bela Vista.

 Foto: Ricardo D'Angelo

 

Michelly Rossi, Bar dos ArcosJá não é de hoje que Michelly apresenta trabalhos importantes e consistentes (em São Paulo e em Santos). Agora, ela está com uma carta em um dos bares mais emblemáticos da cidade, o Bar dos Arcos (localizado embaixo do Teatro Municipal). O bar fica na Praça Ramos de Azevedo S/N.

 

 FOTO: Marcelo Colmenero

 

Bianca Lima, Boato Última campeã do World Class, Bianca Lima também é responsável por uma das cartas mais interessantes da temporada no bar Boato. Não deixem de experimentar o martini preparado por ela. O Boato fica na Rua Pedroso Alvarenga, 1135.

 

FOTO: Felipe Gaieski

 

Ramona Merencio, Molotov Bar

Uma das participantes mais atuantes do Guest das Minas (coletivo de mulheres para a valorização do trabalho da bartender e contra o assédio nos bares), Ramona acabou de chegar no Molotov. Coquetelaria direta e com sabor. O Molotov fica na Rua Joaquim Antunes, 1092.

 

FOTO: Camila Calicchio

 

Thatta Kimura e Ana Gumieri, Gran bar Bernacca

Thatta Kimura é uma criadora afiada de coquetéis (tendo o equilíbrio das receitas como sua principal característica). No Bernacca, a carta é uma parceria dela com Fabio La Pietra. Destaque também para a educação cuidadosa da ótima Ana Guiemeri. O Gran Bar Bernacca fica na  Rua Amauri, 244, Itaim Bibi.

 

Erika Mendes, Banqueta Bar

Sorte de quem encontra a Erika no balcão. Execução e criação criteriosas. O Banqueta fica na Cotovia, 619 - Moema.

 

TEM MUITO MAIS? TEM...

Tem muita mina fera envolvida no mercado de coquetelaria e bares. Assim com uma passada rápida de olhos no cenário, vale aplaudir o trabalho de Neli Pereira (jornalista, especialista em brasilidades e responsável pelo Espaço Zebra); Carolina Oda (pioneira do mercado e embaixadora do Bar Convent); Talita Simões (primeira campeã do World Class Brasil, em 2011); Paola Menezes (idealizadora do Guest das Minas); Suemi Uemura (consultora de bares e criadora de coquetéis) e bartenders como Fatinha Afonso, Adriana Morais,  Caiana Costa, Aline Soares, Carol Gutierrez, Renata Adoración, Luísa Saito, Jéssica Sanchez, Bianca Petrillo, Karina Ioshy, Yara Priscilla Ortiz Vieira, Carina Salazar, Dudah Bonatto... Isso sem falar nas minas da cachaça que mandam muito bem.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE