Paladar

Agustín chega com charme, tranquilidade, vermutes e coquetelaria de primeira

Balcão do Giba

Drinques para fazer em casa

Agustín chega com charme, tranquilidade, vermutes e coquetelaria de primeira

Novo balcão no Itaim do chef Julián Rigo, em parceria com o casal formado pelo bartender Juglio Ortiz e a chef Nora Brass, produz vermutes na casa e traz vitrine de comer com charcutaria, conservas, ostras, mexilhões e crudos

22 de outubro de 2021 | 13h37 por Gilberto Amendola

Olá, amigos!

Todos bem?
Com metade da população brasileira vacinada contra a covid-19, a tão sonhada retomada começa a mostrar sua cara.
Os balcões da cidade já estão energizados pela presença de clientes (claro, nunca é demais lembrar que a pandemia não acabou e que todos os protocolos precisam ser obedecidos).
Neste momento de volta à vida, a boa notícia é a chegada do Agustín Bar – projeto do chef Julián Rigo, em parceria com o casal formado pelo bartender Juglio Ortiz e a chef Nora Brass (a dupla era a responsável pelo A Barra – bar que merecia ter tido uma jornada mais longa).

Fachada novo Agustín  Foto: Juglio Ortiz.

Agustín fica em uma improvável rua no meio do Itaim Bibi. Embora próxima do agito e das baladas barulhentas, a Rua Carla é um oásis de tranquilidade. O Agustín fica em uma espécie de garagem.
Trata-se de um lugar charmoso, mas sem afetação, com uma decoração acolhedora e trilha sonora que abraça Bob Dylan, Leonard Cohen e outros da mesma estirpe.
“Brincamos que o espaço se criou sozinho, as paredes de demolição estão exatamente no mesmo estado de quando alugamos”, disse Ortiz.
“A maioria dos itens da mobília foram garimpados de antiquários, brechós, nossas próprias casas e de familiares. Nunca escolhemos um estilo específico por não querermos que o resultado fosse de um ambiente temático muito bem planejado, casas não são assim. Pensamos que famílias normalmente misturam jogos de louça, trocam o sofá mas não se desfazem da estante da Avó”, completou.

Balção novo Agustín Foto: Juglio Ortiz

Uma das características da casa é a produção dos próprios vermutes (branco, rosso e seco), além de bitter aromático, aperitivo de alcachofra, licor de casca de limão, de avelã e noz pecã, e o de café com leite clarificado. Ortiz também produz  todos os xaropes de frutas para sodas.

Ostras frescas no menu Foto: Juglio Ortiz

“Elaborar os próprios insumos é uma tendência que se tem observado nos últimos anos, pra nós sempre foi algo imprescindível.  Da mesma forma que não se espera que a cozinha adquira produtos prontos, o bar também não precisava se limitar com o que o mercado tem a oferecer”, disse Ortiz.
A carta tem dez opções clássicas e 5 autorais – mas com a disponibilidade de insumos tudo é possível.
“A carta de coquetéis da casa foi elaborada com o intuito de enfatizar os insumos não alcoólicos com o toque dos respectivos destilados. Por exemplo, nosso famoso Bloody Mary tem o suco de tomate feito por nós –  e mal se sente o ardor do destilado. Em outro caso, nosso coquetel autoral apelidado de Martinalia, cuja proposta é ser um coquetel seco e salgado como um dirty martini, utilizamos insumos derivados da cana de açúcar como a cachaça branca e o vinho de cana, com adição de salmoura de alcaparra”, finaliza Ortiz.

Bloody Mary da casa     Foto: Juglio Ortiz.

A chef Nora trás itens de vitrine, como pães, queijos, charcutaria, conservas, ostras, mexilhões e crudos. Nora também apresenta um menu rotativo, com pratos que estão disponíveis somente naquela semana:
“Observamos disponibilidade de ingredientes, sazonalidade e clima e já discutimos as combinações a sugerir. É importante sincronizar bar e cozinha. Já que a maioria dos clientes nos delega a tarefa de escolher os pratos e coquetéis. Assim,  perguntamos restrições e preferências de modo genérico e montamos a experiência na hora”, falou Nora.
Serviço
Agustin bar e despensa
R, Carla, 53, Itaim Bibi
Não fazemos reservas
Horário de funcionamento: 19h/23h30 (sáb. 13h/16 e 19/19h; dom. 13h/18h; fecha 2ª e 3ª)
Notícia do universo da coquetelaria 
Shot 1.
 Já está rolando no Multishow a 2ª temporada do Bar Aberto, primeiro reality de coquetelaria da TV brasileira. O programa é exibido às 21h30, sempre às quintas-feiras. A apresentação é de Laura Vicente e do premiado bartender Marcio Silva. O campeão da 1ª edição foi Leandro Santos.
Shot 2
No próximo dia 26 de outubro, o Guilhotina Bar vai receber o embaixador para América Latina da marca de gim Bombay Sapphire, o português Rafael de Matos. Ao lado de Spencer Amereno (bartender do Guilhotina), Matos vai apresentar coquetéis com Bombay Sapphire e Bombay Bramble. O evento começa às 20h.
Shot 3.
Este é o último final de semana para visitar o Taste Of São Paulo, um dos maiores festivais gastronômicos do mundo. O evento acontece no Clube Hípico de Santo Amaro.
Shot 4
O Zena Caffe está com um novo drinque em sua carta, uma versão do Sgroppino, criado por Danilo Nakamura. O drinque foi criado para o Il Covo, speakyeasy nos fundos do Zena, mas passa a fazer parte do menu do restaurante. A versão leva gim, sorbet de limão, St Germain, Proseco e manjericão, por R$39. O Zena fica na Rua Peixoto Gomide, 1901.
Shot 5
A Bacardi anunciou Rafael Matos, 32, como o novo Embaixador Regional de Bombay Sapphire e Grey Goose, principais marcas do portfólio do grupo no Brasil.
Shot 6
Ainda como parte da comemoração do Dia da Gim Tônica, o tradicional Bar Brahma apresenta receitas do Mestre Derivan, o bartender mais clássico do País.  Entre os drinques estão:  “Alegria, alegria”, um gim tônica com morango, cardamomo e perfume de laranja bahia;  já o “Metamorfose Ambulante” é uma gim tônica com chá de frutas vermelhas e hibiscos. Derivam também apresenta o “G&T Caju”, uma gim tônica de caju com redução de caju, hortelã e laranja bahia.
Shot 7
A House os Suntory acaba de trazer para o Brasil os uísques premiados Yamazaki Reserve, Hakushu 12 anos e Hakushu Reserve.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?