Publicidade

Publicidade

Blogs

Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

Basta abrir sua geladeira para criar um coquetel fácil e refrescante

Aprenda a fazer o Basil Smash, drinque de gim e manjericão que de tão fácil se eu fosse você já fazia logo dois

Esse blog vai defender sempre os princípios do bartender do Sky Hall Terrace Bar, Renan Tarantino: "abra a geladeira e seja feliz".

Com esse mote, Tarantino decidiu fazer um drinque simples e que pode comportar algumas variáveis - dependendo do gosto do freguês ou daquilo que você encontrar na geladeira de casa. Trata-se do Basil Smash. Ele leva folhas de manjericão maceradas em gim, suco de limão e xarope de açúcar. Tudo muito simples.

"Mas se você quiser pode fazer um "smash" com outra coisa. Pode substituir o manjericão por morango, por exemplo", contou Tarantino. Ou seja, abra a geladeira porque é quase tudo da lei!

Taí um drinque naquela linha refrescante, fácil de fazer e beber - e divertido para quem está afim de brincar com variações. Assista o vídeo aqui:

PUBLICIDADE

A receita do Basil Smash: Folhas de manjericão 50 ml de gim 30 ml de suco de limão taiti 20 ml xarope de açúcar > Macere suavemente o manjericão na coqueteleira com ajuda de um socador. Acrescente gim, o suco de limão e o xarope de açúcar. Bata por aproximadamente 15 segundos. Coe para um copo com gelo e seja feliz.

Esse drinque de gim e manjericão é tão fácil de fazer que se eu fosse você já fazia logo dois.

Quem quiser conferir o coquetel feito pelo próprio Tarantino pode visitá-lo no Sky Hall. Av. Juscelino Kubitschek, 1.327.

Drinque Basil Smash do Sky Hall FOTO: Julliana Martins/Estadão Foto: Estadão

PUBLICIDADE

 

Notícia do mundo da coquetelaria 

Shot 1. Na edição da última quinta-feira do Paladar, publiquei um roteiro de bares de coquetelaria no Rio de Janeiro. O batucar das coqueteleiras em ritmo de Bossa Nova está quentíssimo na Cidade Maravilhosa. Não leu? Clique aqui para conhecer esse roteiro e se programar.

/

PUBLICIDADE

 

Shot 2. Ana Paula Ulrich foi a campeã da etapa brasileira do Patrón Perfectionists 2019. Ela apresentou o coquetel amanayara (com tequila Patrón Silver e uma base frutada de jaca e mel de cacau). Ana Paula vai representar o Brasil na final global que acontece em janeiro de 2020, na Hacienda Patrón, Jalisco, México.

/

 

Shot 3. A segunda fase do concurso Tenessee Calling 2019 já está em andamento. Os jurados já estão viajando pelo Brasil e avaliando (e provando) o trabalho de 25 participantes. Na última etapa, a ser realizada no dia 25 de novembro, seis finalistas disputarão a final, junto a outros dois bartenders - um uruguaio e outro paraguaio, e serão avaliados por um novo grupo de jurados. O ganhador poderá conhecer de perto os processos de produção do autêntico Tennessee Whiskey, na destilaria de Jack Daniel's, em Lynchburg, Tennessee. 

PUBLICIDADE

/

Shot 4. O I Campeonato de Coquetelaria da Academia de Bartenders chegou a sua fase final. No próximo dia 4 de novembro, os finalistas Gustavo Ometto, Suzeli Gramcianinov Menga e Ana Paula Gumieri Alexandre, receberão  uma "caixa surpresa" com um total de seis ingredientes. A partir daí,  eles deverão elaborar uma receita autoral utilizando os ingredientes dessa caixa. Em seguida, o competidor será sabatinado durante 20 minutos sobre aspectos da coquetelaria em geral, harmonização de drinques com comida, e outros assuntos pertinentes a área. A premiação acontece no dia 5 de novembro.

Shot 5. Em clima de Dia do Saci (comemorado no último dia 31 de outubro, mesmo dia do Halloween), o Tubaína Bar e Cozinha apresenta sua "caipirinha fo saci", feita à base de mel de beterraba, mel de laranjeira, néctar de maracujá, limão e cachaça. A bebida custa R$ 22 e estará à disposição todo o mês de novembro. O Tubaína fica na R. Haddock Lobo, 74, Cerqueira César.

/

 

PUBLICIDADE

Shot 6. Sexta e sábado (1 e 2/11), o Espaço Zebra, da bartender Néli Pereira, vai abrir à infusões direto do seu herbário. As noites por lá começam às 19h - e as reservas precisam ser feitas pelo WhatsApp (11) 99281-2483. O Zebra fica na Rua Major Diogo, 237, Bela Vista.

/

 

Shot 7. Nesse final de semana tem coquetel especial de Halloween no Fortunato Bar. A "poção" da casa leva rum, shrub de abóbora, gengibre, limão e Campari. Fortunato fica na R. Joaquim Távora, 1356, Vila Mariana.

https://www.instagram.com/p/B3-Rnd5B76m/

PUBLICIDADE

 

Shot 8. No próximo dia 11 será lançado mais um gim brasileiro, o At Five London Dry Gin. O evento de lançamento irá acontecer no bar Negroni (R. Padre Carvalho, 30, Pinheiros).

Shot 9. Aviso de Guest! Na próxima segunda-feira, dia 4, o restaurante Imakay recebe o bartender Frajola, do bar Sylvester, para preparar um menu de drinques exclusivos ao lado dos bartenders Marcio Felipe, do Imakay São Paulo, e Anthony Silva, do Imakay Campo Grande. O Imakay fica na R. Urussuí, 330, Itaim Bibi.

/

 

Shot 10. Aviso de Guest 2! Nesta sexta (1) e sábado (2), Gustavo Ometto, do Picco, vai estar preparando drinques no Regô (R. Rego Freitas, 441, República).

/

 

Shot 11. Na próxima terça-feira, dia 5, o Jacaré Grill vai lançar uma carta de coquetéis feitas pelo Mestre Derivan. O Jacaré fica na R. Harmonia 305/317 , Vila Madalena.

/

 

Shot 12. Dia 4, segunda-feira, acontece a festa de 1 ano do Mix n' Gin. Para comemorar da data, o lugar vai receber uma série de bartenders convidados, como Alex Sepulchro, Italo de Paula, David Barreiro, Pedro Souza, Saulo Rocha e outros. O evento começa às 19h e deve seguir noite afora. O Mix n' Gin fica na R. Fradique Coutinho, 1109, Pinheiros.

/

 

Preciso Experimentar!

O "preciso experimentar" de hoje é de um bar que eu ainda não conheço no Rio de Janeiro (e ficou de fora do meu passeio carioca). Mas na próxima vez que passar pelo Rio quero experimentar esse "flor elétrica", do Micro Bar. O coquetel leva um blend de cachaça infusionada com jambu e Nega Fulô Carvalho, mel, chá verde e suco de limão siciliano. O Micro Bar fica na Avenida Ataulfo de Paiva, 1.079, Leblon.

/

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE