Paladar

Cosmopolitan é o coquetel de quem gosta de tirar selfies fazendo biquinho

Balcão do Giba

Drinques para fazer em casa

Cosmopolitan é o coquetel de quem gosta de tirar selfies fazendo biquinho

Aprenda a receita deste drinque clássico que leva vodca, suco de cranberry e Cointreau. Ele ficou famoso com 'Sex And The City' e tem fãs até hoje

03 de maio de 2019 | 16h40 por Gilberto Amendola

Não, amigos, voltar das férias não é fácil. Por isso, vamos começar devagarinho, todos sabem o perigo que é subir muito rápido à superfície…

Assim como no caso do Aperol Spritz (assista o vídeo sobre ele aqui), o coquetel de hoje não está na lista dos meus dez mais. Nunca fui um apaixonado pelo cosmopolitan.

Mas ter um bar em casa não é uma distração solitária. A ideia é que você receba visitas e faça dele (do bar) uma boa desculpa para ter gente bacana por perto.

Então, pode apostar, você vai precisar aprender a preparar um cosmopolitan. Ele é um clássico e está no imaginário de muita gente – principalmente de quem assistiu ao seriado Sex And The City. Vocês se lembram dele?

Seria o cosmopolitan um drinque sexy? FOTO: Bruno Nogueirão/Estadão

O seriado contava a história da colunista Carrie Bradshaw e as amigas Samantha, Charlotte e Miranda – e suas aventuras em uma Nova York efervescente e cheia de tensão sexual. Carrie Brandshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker, era uma consumidora voraz de cosmopolitans (assista no fim deste post).

Não deu outra. Muita gente começou a pedir cosmopolitans em bares e restaurantes para entrar no clima do seriado. Há quem diga que o coquetel em questão é sexy. Não sei se concordo. Mas acredito que, em geral, coquetéis fazem parte desse universo libidinoso.

Acho que o cosmopolitan é o preferido de quem gosta de tirar selfies fazendo biquinho.

No vídeo, mostro como é simples chegar ao ponto G de um cosmopolitan caseiro.

Receita do cosmopolitan:
50 ml de vodca
15 ml de Cointreau
40 ml de suco de cranberry
10 ml de suco de limão
> Adicione todos os ingredientes em uma coqueteleira e bata com vigor. Coe para uma taça de martini.

Notícias do mundo da coquetelaria

Shot 1. Tem bar novo na área. Acaba de ser inaugurado o MundiBar. Com formação em farmácia e bioquímica, Luciano Ricardo Silva decidiu juntar suas duas paixões: coquetelaria e viagens. No Mundibar, o cliente é convidado a realizar um passeio pelos drinques mais marcantes de cada destino. Se fosse você, eu experimentaria os autorais “Inverno no Atacama” e “American Apple Pie”. O MundiBar fica na Rua Itapicuru, 828, em Perdizes.

 

Shot 2. Tem carta nova chegando. O H.Gin vai lançar sua nova carta temática no próximo dia 8. O bar tem o diferencial de produzir seus próprios insumos (como gim, amaros, etc). No H.Gin, por exemplo, você experimenta um negroni produzido integralmente pelo bar. O bar fica na Rua Ministro Gastão Mesquita, 586, em Perdizes.

 

Shot 3. Com a campanha Red Is The New Bottle,  a Johnnie Walker Red Label está transportando o consumidor para  a figura emblemática do Striding Man. Para se ver estampado na garrafa, o interessado deve comprar o Red pelo site The Bar e enviar uma foto com a  mesma pose icônica do personagem. A garrafa personalizada é uma edição limitada. Preço sugerido: R$ 249. Eu fiz a minha. E esse deve ser o auge da minha carreira: virar personagem de uma garrafa de uísque.

 

Shot 4. Por falar em uísque, estão prestes a desembarcar no País sete rótulos de single malt da destilaria escocesa Arran. Já estão disponíveis para compra no site lojadewhisky.com.br três deles: Lochranza, Arran 18 e Machrie Moor Cask Strength. Os outros quatro são aguardados para os próximos meses.

 

Shot 5. Os 10 semifinalistas do Chivas Masters 2019 já foram divulgados. A partir do dia 6 (e até o dia 26 de maio), você pode experimentar os coquetéis criados pelos bartenders selecionados em seus respectivos bares. Abaixo a lista de finalistas e bares:
● Andrea Cruz – Afonso Burguer Bar (Florianópolis)
● Daniel Estevan – Garoa Bar (Rio de Janeiro)
● Guilherme Ferrari – Seen (São Paulo)
● Julio Carrión – Artusi (Florianópolis)
● Mauro Melo – Em Cima (Recife)
● Rafael Domingues – Frank Bar (São Paulo)
● Renan Tarantino – Sky Hall Terrace Bar (São Paulo)
● Ricardo Paulon – Subastor (São Paulo)
● Wanderson Castro – Êtta Bar (Rio de Janeiro)
● Wemerson Silva – Zillis Bar Lounge (São Paulo)

 

Sex And The City e seus cosmopolitans

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?