Paladar

Dicas para curar a ressaca de carnaval (sim, você ainda está de ressaca)

Balcão do Giba

Drinques para fazer em casa

Dicas para curar a ressaca de carnaval (sim, você ainda está de ressaca)

Abusou no álcool? Perguntamos a bartenders qual o melhor antídoto para melhorar o fatídico mal-estar pós-bloquinhos

28 de fevereiro de 2020 | 15h00 por Gilberto Amendola

O carnaval passou. E agora, José?

Agora, entramos oficialmente na semana da ressaca.

Para ajudar você, você mesmo, que abusou um tico a mais do álcool, fui perguntar aos amigos bartenders e frequentadores de bar qual é o segredo para enfrentar, vencer e sobreviver a ela, a maldita, a ressaca.

Tem dicas para todos os gostos, necessidades e apetites. Veja a seguir.

Bloody Mary. FOTO: Stacy Zarin Goldberg (The Washington Post)

 

Lula Mascella (O Picco)

“O que eu sempre faço é: em um copo cheio de gelo, espremo um limão taiti inteiro, completo com água com gás e uns cinco dashes de Angostura.”

 

Rodolfo Bob (Caledônia/Consultor)

“Coloco o relógio para despertar uma hora antes de ter que levantar. Mando um litro de água e duas Neosaldinas para dentro. Volto a dormir mais uma hora. Acordo e tomo suco de laranja e duas canecas de café forte. Depois disso já dá pra voltar a beber um shot e muita cerveja leve para hidratar. Se tiver água de picles disponível, beba um pickle back: um shot de uísque e um shot de água de conserva de picles. É um tiro certo. A conserva de picles tem bastante sais minerais e a acidez ajuda dar uma ajeitada no estômago.”

 

André Clemente (Bitter & Co.)

“Vamos lá, é mais uma dica mesmo…. Quando a ressaca da aquela apertada, uma coisa que me ajuda muito é um belo suco de tomate bem temperado com uma fatia de bacon, parece que a gordura obriga o organismo a trabalhar mais, hahaha.”

Cezar Guimarães (Ferra Bar)

“Além de muita água, acho que um bom suco de tomate, bem temperado, cai bem para curar a ressaca das festas de carnaval, mas vou um pouco além e adiciono gim para bebermos um bom red snapper.”

Red Snapper

Ingredientes
50 ml de gim
120 ml de suco de tomate
15 ml de suco de limão taiti
4 gotas de pimenta tabasco
10 ml de molho inglês
1/2 sachê de sal

Preparo
1. Adicione todos os ingredientes e gelo em um copo longo pré-resfriado.
2. Mexa bem até ficar homogêneo.
3. Como guarnição, varie entre salsão, cenoura, cebolinhas em conserva ou uma bela fatia de bacon desidratada com mel.

 

Frajola (Sylvester)

“Tenho um coquetel sem álcool que é ótimo para ressaca.”

Ginger watermelon

Ingredientes
60 ml de suco melancia
30 ml de suco de limão
15 ml de xarope de amêndoas
6 folhas de hortelã

Preparo
1. Adicione todos os ingredientes e gelo em um copo longo pré-resfriado.
2. Mexa bem até ficar homogêneo.
3. Complete com refrigerante de gengibre.

 

 

Diogo Sevilio (Marginália/Cozinha 212/Cateto)

“Cara eu acho que tive as piores ressacas da vida e nunca vi nada melhor do que levantar e ir trabalhar. Ocupar a cabeça é a única coisa que resolve, claro, depois de se alimentar, dormir e se hidratar.”
View this post on Instagram

"Eu não disse que ia fazer essa porra?" Tá feito. Foi um desabafo, um sonho realizado… quantas vezes eu imaginei isso acontecendo? Eu tabalhei me sentindo feito "pinto no lixo", e acho que foi assim que se sentiu geande parte da galera que compareceu. Tenho agradecimentos muito especiais pra fazer, e vou aproveotar o espaço pra rasgar seda mesmo: @the_real_tea_rex Nunu meu amor, dona dos bolinhos de arroz e do meu coração… os dois foram servidos durante a festa, os bolinhos e meu coração. Agradeçam a ela @ricardo_dadu só podia ser vc, meu irmão. Botou o ogro pra trabalhar e realizar. Esquece esse papo de que idéia é minha… essa festa só é, com vc. @brunosevilio deu o sangue, tanto literal quanto no figurado. Conto com vc no bar e na vida meu irmão. @gotasdevida_cris.sevilio eu nasci assim, eu cresci assim… gabriela. Mas foi vc quem fez. Obrigado por todas as orações. @ceciliasevilio que empresta os sonhos de madrinha e a torcida fanatica, digna de uma corinthiana. Família @cozinha212 , familia mesmo. Colou em pesoe acreditou desde o primeiro cynar tonica vendido para o primeiro cliente que entrou no restaurante, o @meunomeebeto, que alem de ser o primeiro cliente do 212 ainda fez sua participação especial no @marginalia.rae junto com a Dani. @djsheyguess que se aprppriou da alma e da Jukebox, essa festa já e sua. Bruno não to conseguindo te marcar, mas valeu pela cozinha e.conta com a gente pro seu carrinho de drinks. E Dani, a guardiã do nosso tesouro. Jorge, 29 anos de ponto e 40 de barriga no balcão, uma aula. Obrigado por nos acolher no Luar da Cardeal e obrigado a toda equipe. @dubarbr com carinho e coragem apoiou demais o inicio dessa jornada. @camparibr sem aquele cynar tonica que vendi pro Beto, nao chegariamos aqui @ice4pros que ajudou à nossa rasgueirage a ganhar um pouco mais de elegância É isso, se estiver longo demais pra ler, espera sair no netflix. Kkkkkk #marginália #rasgueirageavecellegance #marginalidade #repertório #ancestralidade #1drinkamenos #dubarbr #camparibr #ice4pros

A post shared by Diogo Sevilio (DIOGRO) (@diogobartender) on

Luiz Mascella (Regô)

“Pra mim existem dois drinques ideais para matar a ressaca: o bloody mary bem temperado e o óbvio corpse reviver #2. O bloody pra mim é ideal pra tomar logo no começo do dia de sofrência etílica. Seja num brunch ou almoço. O suco de tomate e de limão juntos com os temperos esperados em um bloody vão ajudar a curar qualquer ressaca, além, claro, da boa vodca (ou gim para os que preferem um red snapper). Agora o corpse reviver #2, conhecido popularmente como ‘levanta defunto’, por ser leve no paladar, porém mais alcoólico do que um bloody, eu indicaria para um final de tarde/começo de noite.”

 

Corpse Reviver #2

 

Ingredientes
30 ml de gim
30 ml de Lillet
30 ml de triple sec
30 ml de suco de limão siciliano
2 dashes de absinto

Preparo
1. Bata todos os ingredientes com gelo e sirva com coagem dupla em taça de martini.

 

View this post on Instagram

🏊‍♀️ . . @miguel.arasaki 📸

A post shared by Luiz Felippe Mascella (@luizfmascella) on

Paola Menezes (Eugênia)

“Eu, depois de uns anos, tenho tido umas ressacas extremamente fortes, é tipo a morte. O meu segredo para curar minha ressaca é tomar um bloody mary extremamente temperado, com bastante pimenta, serve como uma refeição, e seu resultado é imediato.”

Leone Silva (Sylvester)

“Como se curar de uma ressaca é uma pergunta difícil. Vai de cada pessoa. Minhas ressacas passam em algumas horas. Gosto de beber bastante água com gás e bem gelada. E um suco de tomate bem temperado – em algumas ocasiões, vale até um bloody mary.”

Wagner França (Fornô)

“Tomo um  drinque leve e fácil, como o Cynar tônica. Ele leva o doce da alcachofra com a refrescância da tônica. É bom para tomar tomar na ressaca.”
Cynar tônica
Ingredientes
100 ml de Cynar
Água tônica
Preparo
1. Preencha um copo longo ou taça com gelo, despeje o Cynar e complete com a tônica.
2. Sirva com uma meia lua de laranja.

Tom Oliveira (Gipsy Cocktails Consultoria)

“Dica: quando estamos de ressaca nosso nível de desidratação tende a aumentar. Beber água em maior quantidade ajuda a equilibrar a balança. Comidas mais leves ajudam a repor a flora intestinal (por mais tentador que seja, fuja das frituras, senão além da ressaca também terá uma azia para acompanhar). Frutas são boa opção, principalmente as de alto índice glicêmico. Ou aposte em um coquetel leve, refrescante, frutado e da família dos low alcohol (sem destilado).
Receita

 

Ingredientes
30 ml de Lillet
10 ml de saccharum de laranja (óleo extraído da casca de laranja)
80 ml de suco melancia com capim-limão.
20 ml de água com gás ou club soba.
Preparo
1. Misture todos os ingredientes, mexa bem e sirva num copo highball com gelo.
“Além de ser um coquetel estritamente leve, ele ajuda a hidratar, por conta da quantidade de água encontrada na melancia, e é, ainda, anti-inflamatório, por conta do capim-limão.”

Bryan Rocha ( Jazz Factory Bar)

“Bom, a minha dica é sempre curar uma ressaca com outra.”
View this post on Instagram

My sweet home ❤️❤️❤️

A post shared by Bryan Rocha (@bryan.urie.7) on

Notícias do mundo da coquetelaria

Shot 1 – A Canoa Cervejaria tem uma nova carta de coquetéis – e todos os drinques têm algo a ver com cerveja (mas não necessariamente levam cerveja). A Canoa fica na Rua Afonso Celso, 1373.

 

Shot 2 – Quem deve trocar a carta de coquetéis em breve é o Espaço 13 (na Rua 13 de Maio, 798). Os drinques da casa são criações de Stephanie Marinkovic.

 

Shot 3 – Mais carta nova… O restaurante Maní (da chef Helena  Rizzo) acaba de estrear uma carta de coquetéis assinada pelos bartenders Diogo Sevilio e David Barreiro (Rua Joaquim Antunes, 212, Jardim Paulistano).

 

Shot 4 – No próximo dia 3, o restaurante Mocotó lança seu próprio rótulo de cachaça – uma parceria com a cachaçaria Princesa Isabel. O Mocotó fica na Av. Nossa Senhora de Loreto, 1.100, Vila Medeiros.

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências