Paladar

Faça em casa um drinque criado pelo melhor bar do mundo

Balcão do Giba

Drinques para fazer em casa

Faça em casa um drinque criado pelo melhor bar do mundo

O Mambo Italiano, de cachaça, cerveja, maracujá e goiaba, foi presente do bar Dante, de Nova York, para o Astor, de São Paulo; confira a receita

18 de outubro de 2019 | 19h35 por Gilberto Amendola

Dá para fazer um coquetel criado pelo melhor bar do mundo em casa?

Pode apostar que sim.

O Dante, de Nova York, acaba de ser eleito o melhor bar do mundo pelo ranking 50 Best. Clique aqui e saiba tudo sobre ele e os primeiros colocados na lista.

Em junho deste ano, o Dante fez uma visita ao Astor, um dos bares mais tradicionais de São Paulo. Na ocasião, o barman Naren Young, do bar americano, esteve por lá servindo parte dos drinques que fazem sucesso em Nova York.

Além disso, em parceria com a cervejaria Wäls, Young desenvolveu alguns coquetéis com cerveja. Alguns desses drinques ficaram de presente para o Astor – que vai servi-los até dezembro.

O experimente Alex Sepulchro, do Subastor (51º na lista dos melhores do mundo), subiu ao Astor (óbvio, o Subastor fica no subsolo do Astor) para nos ensinar um dos coquetéis do Dante: o Mambo Italiano.

Trata-se de um drinque de cachaça com um toque de cerveja pilsner. O resultado é uma bebida refrescante, mas com sabor marcante. Destaque para o uso do suco de goiaba.

A receita do Mambo Italiano:
15 ml de cachaça
15 ml de limocello
15 ml de licor Amaretto
15 ml de suco de maracujá
45 ml de suco de goiaba
2 gotas de solução salina (mistura de água e sal. Faça em casa e use para equilibrar alguns drinques. A proporção usada no Astor é de 20g de flor de sal para 80 ml de água)

> Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e bata. Faça dupla coagem para um copo alto com gelo. Depois, complete o copo com uma cerveja tipo pilsner (o Astor usa uma bohemian pilsner). Por fim, coloque um pouco de canela. A decoração não é obrigatória. No bar, foram usadas partes da coroa do abacaxi e uma flor comestível.

O Astor fica na Rua Delfina, 163, na Vila Madalena.

Mambo Italiano, com cachaça e cerveja. FOTO: Bruno Nogueirão/Estadão

 

Notícias do mundo da coquetelaria 

Shot 1. Luciano Silva, do Mundibar (R. Itapicuru, 828 – Perdizes), foi o vencedor da Absolut Lab – competição que instigava bartenders a desafiar os clássicos da coquetelaria. Silva venceu com o Absolut Spicy Collins, uma versão do clássico Tom Collins. Ele vai à Ahus na Suécia, para conhecer as origens, história e sede da marca (Absolut).
A receita vencedora:
25ml de Absolut Original
25 ml de Absolut Extrakt
25ml de suco de limão siciliano
20g de açúcar
150ml de Club Soda
Fatia de Gengibre

View this post on Instagram

E assim foi… 40 bartenders … Criar uma releitura de um clássico para que o Brasil inteiro faça e conheça. . Esse era o desafio do momento. Mas que executo a anos no @mundibar . Pelas ruas de SP com o truck fazia isso sempre! Levar um coquetel fácil de fazer e fácil de beber a todo tipo de público! . No bar temático em Perdizes faço a mesma coisa. Recebo gente de todo lugar, que se quer sabe o que é Spritz. (Normal – estamos no Brasil) . Só foi mostrar um pouco do que faço durante muito tempo – essa foi a minha trajetória na coquetelaria. . Agradecer @absolutbrasil e ao trabalho incrivel da @dudah_dandycocktail na organização e condução dessa primeira experiência de Absolut.lab que com o tempo será sempre aprimorada! (Conte comigo) . A todos os competidores e especial aos finalistas: @bardoed @gracielarsouza @brocampos @minellirenan Foi um competição curta e rápida – mas inesquecível para todos! Grande trabalho! Parabéns! . Agora é espalhar o hero drink SPICY COLLINS e ir pra Suécia conhecer a Absolut. . . . . Ahhhhh quase esqueci, HOJE, TERÇA, É FESTA NO MUNDIBAR!!

A post shared by luciano_mundibar (@luciano_mundibar) on

 

Shot 2. Já saíram os 6 finalistas brasileiros da competição Patrón Perfectionists 2019. A final da etapa nacional acontece no próximo dia 28 de outubro. Os concorrentes criaram drinques tendo a tequila como base. A final mundial será realizada em janeiro na Hacienda Patrón, em Jalisco, no México. Confira abaixo os classificados:

View this post on Instagram

Não sei se pulo, se dou risadas, se choro… Só sei que tô na final do Perfectionist! 😍 #Repost @obarvirtual • • • • • • #PatronPerfectionists2019: Conheça os nomes dos bartenders que disputam, no dia 28 de outubro, a final da etapa brasileira do maior campeonato de tequila do mundo. Parabéns aos finalistas: @anapulrich, @cassiano_melo, @japores, @rodrigostrings, @vivianepuerta e @yvison_savickas Eles concorrem a uma vaga na grande final mundial do Patrón Perfectionists, que será realizada em janeiro na Hacienda Patrón, em Jalisco, no México. Lendas, encontros de diferentes povos, o saber e o fazer artesanal, festas, costumes, orgulho, histórias de países e de amizades, uma boa dose de otimismo e muito aroma brasileiro fazem parte das histórias que esses bartenders contam com seus coquetéis. Clique no link da bio e confira as receitas dos finalistas. #TequilaPatronBr #PatronPerfectionists2019​ #cocktail #mixology #bartender #bar #bartenderlife #comerebeber #instadrinks #mixologybrasil #tequila #tequilalovers #mixologyguide #mixologybar #mixologyart #craftcoocktail #cocktails #bartenders #barlife #barart #drink #50bestbars #obv #obarvirtual

A post shared by Ana Paula Ulrich (@anapulrich) on

 

Shot 3. O Mineiro Gustavo Ferreira Costa, consultor de bares de Juiz de Fora, foi o vencedor latino-americano da Angostura Global Cocktail Challenge, com o coquetel Wings (drinque inspirado no clássico Dark and Stormy). Ele ira participar da final em Trinidad & Tobago, em fevereiro.

 

Shot 4. Os finalistas do  Campeonato de Coquetelaria 2019, da Academia de Bartenders – ABS SP são: Gustavo Ometto; Suzeli Gramcianinov Menga; Ana Paula Gumieri Alexandre. A próxima e última etapa acontece dia 04/11.

 

Shot 5. A semifinal da etapa brasileira do Bacardi Legacy acontece no próximo dia 21, no Tulum Bar (Rua Gomes de Carvalho, 1666).

 

Shot 6. Depois de muita “natação”, o aguardado guest do Barman deprê (@barmandepreshow) vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 21, a partir das 19h, no Sylvester Bar (Rua Maria Carolina, 745 – Pinheiros).

 

Shot 7. Entre os dia 18 e 20 de outubro, o bar do pop-up da Feira Preta acontece no Shopping West Plaza (Avenida Francisco Matarazzo S/N). Além das criações de Rodolfo Bob, Paulo Ravelli e Laércio Zulu, uma conversa sobre afroempreendedorismo com o trio de bartenders.

 

Shot 8. No próximo dia 22 acontece a formatura de 25 bartenders do programa social Learning for Life, do Instituto Diageo, que capacita jovens e adultos, entre 18 e 35 anos, de baixa renda para a profissão. Desde 2000, o projeto já capacitou 21 mil pessoas no Brasil. A solenidade será realizada pelo Instituto Diageo, nesta terça-feira, das 16h às 19h, na sede da Diageo localizada na Rua Olimpíadas, 205 – 14º andar – Vila Olímpia.

 

Shot 9. O Trabuca Bar tem ação especial para comemorar o dia do Gin&Tônica, que acontece nesse sábado (19). Na data, das 18h às 20h, o G&T Clássico será vendido por R$ 1,99. O Trabuca fica na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1444 – Itaim Bibi.

 

Shot 10. Neste sábado (19), acontece o Jack Daniel’s BBQ: Meat Lovers Meet Jack. Trata-se de um evento que mistura churrasco e uísque. Quem for, além de beber (Claro), vai poder experimentar diferentes cortes, como brisket, ribs e outros. O evento será, das 13h às 22h, realizado na Rua Gustav Willi Borghof, 100 – Parque Industrial Tomas Edson, Barra Funda. Os ingressos podem ser comprados no site jackbbq.eventbrite.com.br

 

Shot 11. Talita Simões, do Praia Bar (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 272), está promovendo um masterclass de gim Tônica. As aulas acontecem às quartas-feiras. Para mais informações: contato@talitasimoes.com.

 

Preciso experimentar! 

A carta nova do Guarita Bar (Rua Simão Álvares 952) chega em Janeiro, mas o bartender e proprietário Jean Ponce já está soltando pistas do que vem por aí. Abaixo, uma beleza com bitters de madeiras brasileiras, gim, fernet… Opa, que já deu sede.

 

 

Tags:

Ficou com água na boca?