Paladar

Faça o Old Fashioned de Don Draper, de Mad Men. Já que ficar rico e bonito é mais difícil

Balcão do Giba

Drinques para fazer em casa

Faça o Old Fashioned de Don Draper, de Mad Men. Já que ficar rico e bonito é mais difícil

Como é difícil encontrar uísque de centeio por aqui, faça seu drinque com bourbon mesmo. É um coquetel incrível, histórico e classudo

03 agosto 2018 | 18:17 por Gilberto Amendola

Digo por experiência própria: o Old Fashioned nunca me transformou em um publicitário rico e charmoso – nunca fez de mim um Don Draper tropicalizado e de pernas tortas.

Azar.

O personagem principal da série Mad Men tinha como hábito o consumo de Old Fashioned. Em um dos episódios da terceira temporada (assista abaixo),  o próprio Draper vai para trás de um balcão para preparar o coquetel.

 

“Mr. Draper bebe rye.”

Eu também beberia, mas é muito difícil encontrar uísque de centeio por aqui (e o preço é praticamente inviável). Costumo trazer Rye na mala quando viajo (ou peço para amigos e parentes), mas, na maioria das vezes, faço meu Old Fashioned com bourbon (o uísque americano, de milho) mesmo.

Já tomei ótimos Old Fashioneds por aqui, em São Paulo. Recomento muito o do bar Boca de Ouro. Vale também pedir no Frank Bar e no Subastor. Lembro com saudade de um ‘Old’ defumado que eu tomei no saudoso Casa Café – pelas mãos do Bartender José Ronaldo.

Em casa, o Don Draper que existe em mim é menos exigente. Mas rola um coquetel honesto com bourbon, Angostura, xarope de açúcar (faço o xarope do jeito mais simples – confira no vídeo) e casquinha de laranja-da-bahia.

Tenha um dia de Mad Men, faça você mesmo um ‘Old’ caprichado. Não vai te fazer mais bonito (ou bonita), mas é um drinque histórico, centenário e classudo.

No mais, um dia vou aprender a olhar para a câmera e não engasgar logo no texto de abertura.

Bebe aí.

Old Fashioned. FOTO: Bruno Nogueirão/Estadão

Receita: Old Fashioned

60 ml de Bourbon ou rye uísque
2  ou 3 dashes de bitter Angostura bitter
15 ml a 20 ml de xarope de açúcar
Casquinha que laranja-baía

Esse coquetel é mexido. Não bata pelo amor de Deus.

Perdeu outros vídeos? Quer saber como fazer outros drinques? Clique aqui!

Tags:

Ficou com água na boca?