


Balcão do Giba
Drinques para fazer em casa
Facinho e gostoso: Garibaldi é um drinque clássico com apenas dois ingredientes
A receita perfeita para está entrando agora no mundo da coquetelaria caseira: é fácil de fazer e leva apenas Campari e suco de laranja
Um microfone de lapela, dois ingredientes e um coquetel delicioso! Sim, temos videos de novo.
Na edição de hoje, visitamos o Picco, do bartender Lula Mascella e do Luís Siciliano. Como você vai reparar, a dinâmica do vídeo está um pouco diferente.
Com um microfone apenas, optamos por uma abertura meio Amaury Jr. (Keep it comin’ love / Keep it comin’ love / Don’t stop it now, don’t stop it no…)
Mas o bacana é que Lula Mascella dá conta do recado e explica direitinho como fazer esse clássico da simplicidade e do sabor: o Garibaldi.
O drinque é uma homenagem ao italiano Giuseppe Garibaldi, um dos heróis da libertação e reunificação italiana.
Quem quiser começar a se arriscar pela coquetelaria caseira pode iniciar essa trajetória por aqui. Uma delícia de coquetel que se resolve com dois ingredientes: Campari e suco de laranja.
Na receita servida do Picco, uma importante diferença. Aqui, o drinque é batido e não mexido. Algumas receitas também usam um pouquinho de xarope de açúcar (mas não nessa aqui).
Assistam ao vídeo:
A receita do Garibaldi:
50 ml de Campari
120 ml de suco de laranja
> Bata os ingrediente em uma coqueteleira com gelo. Depois, faça coagem dupla para um copo alto com pedras de gelo quase até a borda. Aproveite.
Para quem quiser tomar o Garibaldi no Picco ou experimentar os ótimos drinques autorais do lugar, o bar fica na R. Lisboa, 294, Pinheiros.
Garibaldi. FOTO: Vitor Fracchetta/Estadão
Aliás, o Picco bar e a marca de rum Havana Club promovem neste sábado (17) a festa Picco à Brasileira, no Lions Nightclub (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 227), com muito forró, samba, jazz, baião e outros ritmos. A festa acontece na varanda da Lions, a partir das 15h.
Notícias do mundo da coquetelaria
Shot 1. Vocês leram a reportagem sobre highballs, escrita pela Renata Mesquita, na edição de quinta-feira do Paladar? Clique aqui e descubra tudo sobre esse rico universo (que chegou para ficar em nossos bares).
Shot 2. O III Concurso Nacional de Rabo de Galo acontece na próxima segunda-feira (19), a partir das 13h, no Hotel Leques Brasil (R. São Joaquim, 216, Liberdade). No ano passado, o Rabo de Galo vencedor foi o do Paulo Leite (na foto abaixo reparem no detalhe da formiguinha). Escrevi uma matéria sobre o concurso no ano passado. Clique aqui para ler.
Shot 3. A grande final do concurso Behind The Barrel 2019 também acontece nessa segunda (19). Serão selecionados os dois melhores drinques feitos com Wild Turkey 101 e Wild Turkey. Os finalistas são: Gabriel Bueno, Daniel Estevan, Bianca Lopes e Jonathan Lopes. Os dois vencedores irão ganhar uma viagem para conhecer a destilaria da marca no Kentucky. A final vai acontecer no Cateto Bar (R. Francisco Leitão, 272, Pinheiros). O evento é fechado para convidados.
Shot 4. Ainda na segunda-feira (19) será lançado o negroni engarrafado Bitter&Co, desenvolvido em parceria com Jungle Gin. O lançamento vai ser no Guarita Bar (R. Simão Álvares 952, Pinheiros).
Shot 5. Acha que a segunda (19) está muito movimentada. Então saca só mais um evento: No Praia Bar, a mixologista Talita Simões convida Dri Pino para um guest (com drinques com Amazzoni Gin por R$ 24). O detalhe é que quem for com trajes de banho ganha 1 shot (checando a temperatura). O Guest acontece das 21h às 3h (Av. Faria Lima, 272, Pinheiros).
Shot 6. Todo mês, o Fel convida um chef para servir suas criações com os coquetéis indicados pela barmaid Michelly Rossi. Na próxima terça-feira (20), a partir das 19h, o bar recebe Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco Bar. Sem reservas e com lugares limitados. (Av. Ipiranga, 200, Centro)
Shot 7. Tem bar novo de coquetelaria cidade. Trata-se do Regô (R. Rego de Freitas, 441, Centro). O bar abre de terça à sábado, das 19h às 22h.
Shot 8. Quem curte coquetelaria em São Paulo também tem opções fora dos eixos Pinheiros, Perdizes, Jardins e Centro. Em Alphaville, por exemplo, fica o Lateral Bar (Av. Copacabana, 268). Já o Fortunato Bar e Gastronomia fica na Vila Mariana (R. Joaquim Távora, 1356).
Shot 9. Virou! A carta do H.Gin acaba de mudar. Pra quem já conhece ou ainda quer descobrir, o bar fica na R. Min. Gastão Mesquita, 586
Shot 10. O portal Mixology News acaba de lançar o BarTalks, o primeiro podcast dedicado à coquetelaria brasileira. Para o episódio de estreia, o convidado é Tony Harion, embaixador de Bacardí. O programa será apresentado pelo mixologista Marco de La Roche. A ideia é que os bartenders convidados contem suas próprias histórias.
Shot 11,Durante as noites de agosto e setembro, o Apothek irá realizar as “Old Fashioned Nights”. No cardápio, além do clássico old fashioned, releituras exclusivas com rum e tequila de Alexandre D’Agostino. O Apothek fica na Rua Oscar Freire, 2221, Pinheiros.
Shot 12. A hamburgueria Raw Burger n Bar (R. Aspicuelta, 176, Vila Madalena) tem um novo projeto de coquetelaria, o ‘Raw Liquor Lab’. A cada mês, será escolhida uma bebida alcoólica, destilada ou fermentada, diferente para a criação de drinques autorais e inéditos e, a cada sexta-feira, um deles é apresentado e fica no cardápio em caráter experimental durante uma semana. Nesse mês, o gim é a base escolhida para cada novo drinque. Quem comanda o evento é o bartender residente do Raw, Celio Altai. Já em setembro, no mês da cachaça, quem vai estar à frente do projeto é a sommelier de cachaça Isadora Fornari, mais conhecida como Isadinha. Em outubro e novembro é a vez de bartender Adriana Pino mostrar coquetéis com vodca (outubro) e tequila (novembro).
Shot 13. O festival Taste of São Paulo chega a seu 4° ano consecutivo no País. Embora seja um evento de restaurantes e chefs, os apaixonados por coquetelaria estarão muito bem servidos. O evento já tem data marcada em dois finais de semana consecutivos: nos dias 16, 17 e 18 de agosto; e dias 23, 24 e 25 de agosto, no Clube Hípico de Santo Amaro (R. Visconde de Taunay, altura do nº 88 na Vila Cruzeiro). Ingressos aqui.
Preciso experimentar!
Vou destacar um coquetel (pode ser de São Paulo ou de qualquer outra parte do mundo) que eu ainda não tenha provado, mas que a foto ou a descrição tenham me feito pensar: “PRECISO EXPERIMENTAR”.
Nesses dias frios tenho pensado muito no Café Pacífico do Lupe Bar y Taqueria. Ainda não experimentei, mas tem tudo o que eu gosto (rum, Cynar, café…). O Lupe Bar fica na Rua Cunha Gago, 625, Pinheiros.
Tags:
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.