Paladar

Jovens bartenders de casa nova (Fat Cow e Molotov)

Balcão do Giba

Drinques para fazer em casa

Jovens bartenders de casa nova (Fat Cow e Molotov)

Rodrigo Rosso e Ramona Merencio estreiam nos balcões do Fat Cow e do Molotov Bar

17 de dezembro de 2021 | 16h57 por Gilberto Amendola

Olá, amigos! Todos bem? Estamos chegando ao final deste ano interminável. Ainda assim, ainda é tempo de registrar a movimentação de jovens bartenders pelos balcões da cidade. Trago aqui dois nomes que acabaram de chegar em novos endereços: Rodrigo Rosso e Ramona Merencio.

Para começo de conversa, Rosso passou por dois balcões lendários, o do saudoso Casa Café (estabelecimento responsável pela formação etílica deste colunista)  e recentemente pelo imbatível Boca de Ouro.

O bartender Rodrigo Rosso Foto: Gilberto Amendola

Agora, Rosso pode ser encontrado no balcão do Fat Cow – casa que tem levado o hambúrguer para um outro patamar. Para “parear” com a cozinha, Rosso prepara clássicos, drinques da casa e o seu autoral do coração, o Chaparral. Ano que vem, Rosso deve chegar com mais novidades por lá.

Tente fazer o Chaparral em casa:
35 ml de Paratudo
25 ml de licor de café
15 ml de siciliano
3-5 ml de xarope simples de açúcar
– Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira com pedras de gelo. Depois, coe para um copo baixo. Seja feliz.

Vamos dar um alô para o Rodrigo Rosso lá no Fat Cow na R. Iaiá, 173 – Itaim Bibi.

Outra bartender jovem e talentosa (e que está de casa nova) é a Ramona Merencio. Ela é uma das participantes mais ativas do Guest das Minas (coletivo feminista que atua no fortalecimento das mulheres bartenders do Brasil), já trabalhou no Guilhotina e em outros bares importantes da cidade. Agora, ela chegou no Molotov Bar.

A bartender Ramona Merencio  Foto: Camila Calicchio

Ramona irá assinar uma carta nova que será lançada em fevereiro. Por enquanto, ela trabalha com o menu do ótimo Edinelton Melchior. “Dos autorais que estamos trabalhando gosto de destacar o Mocho Diablo, coquetel a base gim, Campari, cereja, licor de canela a base de bourbon e limão, é um coquetel levemente adocicado e que fez muito sucesso nos dois anos que esteve no cardápio”, falou a bartender.
Vamos dar um alô para a Ramona Merencio  lá no Molotov Bar na R. Joaquim Antunes, 1092 – Pinheiros.

Fachada Molotov Bar Foto: Ramona Merencio

Notícias do universo da coquetelaria

Mint Negroni
A Campari escolheu as melhores versões de Negroni criadas durante a pandemia. Os ganhadores foram contemplados com drink book (um livro com os profissionais vencedores e suas receitas e um Pin de Ouro). Confira os vencedores: Rodolfo Bob (Caledonia),Alice Guedes (Guarita), Frajola (Sylvester); Laércio Zulu (Tuy Bar & Cucina), Mauro Lucas (Cauli), Lula Mascella (Pico), Gui Ferrari (Vigga Bar), Vinícius Lopes (Casa Europa), Stephanie Marinkovic (Espaço 13) e Thiago Pereira (Koya).

Tente fazer em casa o Mint Negroni, uma  das grandes versões de negroni da temporada, criação do bartender Laércio Zulu (Tuy Bar & Cucina):

Mint Negroni
40 ml gim
20 ml Campari
20 ml Cinzano 1757
10 ml Fernet Branca
1 pitada de flor de sal
– Encha um copo médio com 1 cubo de gelo translúcido e reserve. Em mixing glass, adicione cubos de gelo e os ingredientes. Mexa por 10 segundos e depois sirva em um copo baixo com “gelão”.  Finalize com twist largo de laranja Bahia.

Concurso Rado de Galo
O 4º Concurso Nacional do Rabo de Galo, criado e organizado pelo Mestre Derivan, ícone da coquetelaria nacional, teve o rabo de galo campeão preparado e criado pela degustadora e bartender Letícia Nobauer.  Em segundo ficou o bartender Cássio Silva. O terceiro lugar foi do  Caio Bonneau.

Priceless
O mixologista Alê D’Agostino é o responsável por toda carta de drinques servida no Priceless, complexo gastronômico da Mastercard, localizado no terraço do edifício Alexandre Mackenzie, onde está o Shopping Light, e que apresenta pratos e bebidas diferenciados e inspirados na região dos Sertões. Entre os coquetéis, destaque para o Elixir do Sertão, feito com vodca, rum, jerez, angostura e destilado de rapadura (R$ 42). O Priceless fica no Edifício Alexandre Mackenzie, R. Formosa, 157 – Rooftop (mesmo edifício do Shopping Light).

Beefeater G&T by Tônica Antartica
A Tônica Antarctica e a  Beefeater se juntaram para a criação do Beefeater G&T by Tônica Antarctica. Pronta para beber, a gim tônica é uma parceria entre a Ambev e a Pernod Ricard . O drinque começa a ser servido este mês e está disponível em embalagens de 269ml. O Beefeater G&T by Tônica Antarctica pode ser encontrado nos principais pontos de venda de venda da capital de São Paulo, no Zé Delivery, Rappi Turbo e no Empório da Cerveja com entrega para todas as regiões do país.

Natal

A destilaria Draco Still House oferece kits especiais para presentear os amantes da boa coquetelaria no Natal. São 8 opções de kits exclusivos, disponíveis para compra no site www.dracogin.com.br, com entrega para todo o Brasil.
*
O Nordés, gin original da Galícia, na Espanha,  ganhou uma edição limitada. É um pack com uma garrafa e uma taça. Esse pack encontra para venda no Mercado Livre R$ 239,90
*
A Johnnie Walker, uísque pertencente ao portfólio da Diageo, apresenta novidades com a chegada de Icons, linha inédita e limitada dos rótulos da marca. Com o conceito “To the ones who keep walking” (“Para aqueles que continuam caminhando”), a marca apresenta rótulos especiais das garrafas Red, Black, Gold e Blue Label. A partir de agora, as edições especiais e limitadas estarão disponíveis no site TheBar, e-commerce oficial da Diageo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?