Paladar

Não faça cara feia: o que você bebe hoje pode ter sido usado como remédio ontem

Balcão do Giba

Drinques para fazer em casa

Não faça cara feia: o que você bebe hoje pode ter sido usado como remédio ontem

Aprenda a fazer o gimlet, drinque de gim e suco de limão que já foi consumido como remédios por marinheiros ingleses

01 dezembro 2018 | 11:24 por Gilberto Amendola

Não faça cara feia. O que você bebeu hoje pode ter sido usado como remédio ontem.

Beber não é remédio para nada. Mas a bebida já foi muito usada como remédio – e eu não estou falando daquele famoso tônico fortificante que uma geração de inocentes mamães obrigou gente como eu a tomar (uma ou duas vezes por dia para abrir o apetite).

No final do século XIX, médicos da marinha inglesa entenderam que seus marinheiros estavam carentes de vitamina C e sujeitos ao escorbuto, doença que afligia várias tripulações. Para fazer com  que os bravos marinheiros consumissem mais suco de limão, rico em vitamina C, o jeito era misturá-lo ao gim. Sabe como é, um suco de limão sem gim não tem a mesma graça…

Eis então o gimlet.

 

Assim como muitas das histórias envolvendo a origem de coquetéis clássicos, essa também carece de confirmação oficial. O fato é que muitos elementos da coquetelaria surgiram originalmente como remédios – caso das garrafadas brasileiras. A própria gim tônica nasceu na Índia, durante a dominação inglesa, como um preventivo contra a malária, por conta do quinino da tônica – e, de novo, o gim entra para facilitar os goles, amenizando o amargor, e incentivar a bebida.

No vídeo desta semana, o bartender Andrea Ambroseano Junior, do IPO Bar, mostra como é simples e rápido fazer um gimlet em casa. Andrea usa o xarope simples (aguá e açúcar) com uma infusão de casca de limão-siciliano. Em casa, se você quiser, pode abrir mão da infusão (e usar apenas o xarope simples).

Ótima opção para os dias quentes ou para abrir os trabalhos (o primeiro drinque da noite).

Aliás, faça o seu e me mande uma foto.

Gimlet, drinque com gim e suco de limão. FOTO: Bruno Nogueirão/Estadão

A receita do gimlet
60 ml de gim
30 ml de suco de limão-siciliano
30 ml de xarope simples (nesse caso, infusionado em cascas de limão-siciliano)
> Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Bata o drinque e coe para uma taça de martini resfriada.

*

O IPO Bar fica na Rua Mota Pais, 32, na Lapa.

*

SHOTS

Concurso Nacional do Rabo de Galo

O Concurso Nacional do Rabo de Galo, que está em sua segunda edição, acontecerá na próxima segunda-feira, 3 de dezembro, das 13h às 20h, no Leques Brasil Hotel Escola, no bairro da Liberdade, em São Paulo (R. São Joaquim, 216 ). Bartenders e mixologistas de todo País irão apresentar versões inéditas do coquetel. A entrada é gratuita.

Time de peso no Riviera Bar

Segundo shot: Na próxima terça-feira, 4 de dezembro, o balcão vermelho do Riviera Bar irá receber um time de peso: Marco De la Roche (que é o chefe de bar do Riviera), Tato Giovannoni (do Floreria Atlantico – Buenos Aires), Ale D´Agostino (do Apotek) e Michel Berndt (do Mix_O_Logic). O quarteto irá produzir drinques exclusivos. O evento é aberto ao público. O Riviera Bar fica na Avenida Paulista 2584 – Consolação. Começa às 19h.

Bar e pop-up store da Pernod Ricard

Até o dia 21 de dezembro, um bar com uma pop-up store da Pernod Ricard irá funcionar no boulevard do edifício São Paulo Corporate Towers, em frente ao Shopping JK Iguatemi, na Vila Olímpia (Avenida Chedid Jafet, 75).  O bar funcionará de quarta a sexta, das 17h às 22h. A carta de bebidas apresenta alguns coquetéis clássicos e exclusivos, com valores que  variam entre R$ 12 e R$ 30. O espaço ainda oferecerá gratuitamente workshops para preparação de drinques e harmonização. Já a loja funcionará interligada ao bar, de segunda a sexta, das 12h às 22h.

Tags:

Ficou com água na boca?