


Balcão do Giba
Drinques para fazer em casa
Não faça cara feia: o que você bebe hoje pode ter sido usado como remédio ontem
Aprenda a fazer o gimlet, drinque de gim e suco de limão que já foi consumido como remédios por marinheiros ingleses
Não faça cara feia. O que você bebeu hoje pode ter sido usado como remédio ontem.
Beber não é remédio para nada. Mas a bebida já foi muito usada como remédio – e eu não estou falando daquele famoso tônico fortificante que uma geração de inocentes mamães obrigou gente como eu a tomar (uma ou duas vezes por dia para abrir o apetite).
No final do século XIX, médicos da marinha inglesa entenderam que seus marinheiros estavam carentes de vitamina C e sujeitos ao escorbuto, doença que afligia várias tripulações. Para fazer com que os bravos marinheiros consumissem mais suco de limão, rico em vitamina C, o jeito era misturá-lo ao gim. Sabe como é, um suco de limão sem gim não tem a mesma graça…
Eis então o gimlet.
Assim como muitas das histórias envolvendo a origem de coquetéis clássicos, essa também carece de confirmação oficial. O fato é que muitos elementos da coquetelaria surgiram originalmente como remédios – caso das garrafadas brasileiras. A própria gim tônica nasceu na Índia, durante a dominação inglesa, como um preventivo contra a malária, por conta do quinino da tônica – e, de novo, o gim entra para facilitar os goles, amenizando o amargor, e incentivar a bebida.
No vídeo desta semana, o bartender Andrea Ambroseano Junior, do IPO Bar, mostra como é simples e rápido fazer um gimlet em casa. Andrea usa o xarope simples (aguá e açúcar) com uma infusão de casca de limão-siciliano. Em casa, se você quiser, pode abrir mão da infusão (e usar apenas o xarope simples).
Ótima opção para os dias quentes ou para abrir os trabalhos (o primeiro drinque da noite).
Aliás, faça o seu e me mande uma foto.

Gimlet, drinque com gim e suco de limão. FOTO: Bruno Nogueirão/Estadão
A receita do gimlet:
60 ml de gim
30 ml de suco de limão-siciliano
30 ml de xarope simples (nesse caso, infusionado em cascas de limão-siciliano)
> Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo. Bata o drinque e coe para uma taça de martini resfriada.
*
O IPO Bar fica na Rua Mota Pais, 32, na Lapa.
*
SHOTS
Concurso Nacional do Rabo de Galo
O Concurso Nacional do Rabo de Galo, que está em sua segunda edição, acontecerá na próxima segunda-feira, 3 de dezembro, das 13h às 20h, no Leques Brasil Hotel Escola, no bairro da Liberdade, em São Paulo (R. São Joaquim, 216 ). Bartenders e mixologistas de todo País irão apresentar versões inéditas do coquetel. A entrada é gratuita.
Time de peso no Riviera Bar
Segundo shot: Na próxima terça-feira, 4 de dezembro, o balcão vermelho do Riviera Bar irá receber um time de peso: Marco De la Roche (que é o chefe de bar do Riviera), Tato Giovannoni (do Floreria Atlantico – Buenos Aires), Ale D´Agostino (do Apotek) e Michel Berndt (do Mix_O_Logic). O quarteto irá produzir drinques exclusivos. O evento é aberto ao público. O Riviera Bar fica na Avenida Paulista 2584 – Consolação. Começa às 19h.
Bar e pop-up store da Pernod Ricard
Até o dia 21 de dezembro, um bar com uma pop-up store da Pernod Ricard irá funcionar no boulevard do edifício São Paulo Corporate Towers, em frente ao Shopping JK Iguatemi, na Vila Olímpia (Avenida Chedid Jafet, 75). O bar funcionará de quarta a sexta, das 17h às 22h. A carta de bebidas apresenta alguns coquetéis clássicos e exclusivos, com valores que variam entre R$ 12 e R$ 30. O espaço ainda oferecerá gratuitamente workshops para preparação de drinques e harmonização. Já a loja funcionará interligada ao bar, de segunda a sexta, das 12h às 22h.
Tags:
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.