PUBLICIDADE

Blogs

Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

Neste Dia dos Pais, faça um drinque de presente para o seu

O old fashioned é um belo drinque para servir de presente. Confira a receita original, com uísque, e quatro outras versões, com rum e até tequila

Qual coquetel tem a cara do Dia dos Pais? Quando pensei sobre o assunto, o drinque que primeiro me tomou de assalto foi o old fashioned.

Não sei se consigo racionalizar a conexão entre a data e o old fashioned. Talvez, quem sabe, porque o meu próprio pai seja um apreciador de uísque - e, pelo menos na sua versão mais tradicional, o "old" peça esse destilado (bourbon ou rye).

Na música existe um termo, que muitas vezes é usado de forma pejorativa, para isso que estou sentindo: dad rock. Ou seja, rock feito por bandas com mais tempo de estrada, experientes, com um som mais confortável e redondo.

Aliás, confortável e redondo são características de um bom old fashioned.

Tem quem diga que uma banda como Wilco (a preferida deste blogueiro) tem se transformado em uma banda de dad rock. Por mim, tudo bem. Veja o que você acha:

PUBLICIDADE

 

Dito isso, veja como preparar um old fashioned tradicional - com um vídeo gravado nos primórdios deste Balcão. Bom para beber ouvindo o som aí de cima.

E não, old fashioned não é drinque de tiozão! Faça um para o seu pai!

PUBLICIDADE

 

1. Old Fashioned, a receita tradicional

60 ml de bourbon ou rye uísque (marcas como Jim Beam, Jack Daniels e Wild Tukey funcionam bem aqui - e são fáceis de encontrar ) 2  ou 3 dashes (lances) de Angostura bitter 15 ml a 20 ml de xarope de açúcar Casquinha que laranja-baía > Esse coquetel é mexido. Não bata, pelo amor de Deus.

Ah, não tem xarope de açúcar? Pode usar um cubinho de açúcar. Nesse caso, macere o cubinho no próprio copo, com os dashes de Angostura e um lance (pouquinho) de Club Soda ou água com gás. Depois, coloque o uísque e, claro, a pedra de gelo (grande). Mexa no próprio copo e pronto.

 

PUBLICIDADE

Old fashioned tradicional. FOTO: Codo Meletti/Estadão

Mas old fashioned é um estilo. Portanto, existem centenas de variações possíveis. Como bebidas costumam ser bons presentes para essa data, algumas marcas criam suas próprias versões para mostrar a versatilidade dos seus produtos. Abaixo, dois exemplos:

 

2. Golden Fashioned, old fashioned com uísque escocês

70 ml de uísque escocês (como o Chivas XV) 10 ml de xarope de caramelo (existem marcas de xarope pré-pronto, mas se você não encontrar, pode experimentar com o xarope simples de açúcar, feito com 1 parte de água e 1 de açúcar) 1 dash de Angostura

PUBLICIDADE

Você pode usar o uísque escocês de sua preferência, mudando a proporção do destilado em relação ao xarope de açúcar e seguindo a mesma lógica da receita tradicional.

/

 

3. Old fashioned com rum envelhecido

60 ml de rum envelhecido (como o Bacardí Reserva Ocho Años e o Havana 7) 1 dash de Angostura 1 colher de bar (7 ml) de xarope de açúcar

PUBLICIDADE

Old fashioned feito com rum também é bastante comum (e delicioso). Ah, e se você tiver um bitter de chocolate, esse drinque se transforma em uma deliciosa sobremesa.

/

 

4. Oaxaca old fashioned, com tequila e mezcal

Uma versão sem uísque ou rum, apenas com bebidas mexicanas, criada por Phil Ward no bar Death & Co., de Nova York.

PUBLICIDADE

Aqui, a receita pede: 45 ml de tequila reposado 15 ml de mezcal (eu sei, eu sei, não é tão fácil de encontrar por aqui) 1 colher de xarope de agave (esse sim, você consegue encontrar em muitos supermercados) 2 dashes de Angostura bitter > Misture todos os ingredientes em um mixing glass com gelo. Depois, coe para um copo baixo com uma pedra grande de gelo. Uma casquinha de laranja-baía pode ser uma boa.

/

 

5. Goodfather, drinque com uísque e Amaretto

Não, não é um old fashioned, mas tem tudo a ver com o Dia dos Pais e qualquer um consegue fazer em casa. Um clássico simples e eficiente.

A receita: 35 ml de uísque escocês 35 ml de licor Amaretto > Coloque as bebidas direto em um copo com gelo e mexa.

Você pode brincar com as medidas também. Encontre a sua proporção preferida (pode ser: 50 ml de uísque e 25 ml de Amaretto ou 60 de uísque e 20 de Amaretto...)

/

 

Shake and Stir

Pelo menos uma vez por mês, vamos tentar entrevistar uma figura relevante do mundo das bebidas e dos coquetéis. Jogo rápido.

A entrevista desta edição é com Derivan Ferreira de Souza, o Mestre Derivan, uma espécie de Pai dos Bartenders da nova geração. Acreditem, quando ele começou, em meados dos anos 70, tudo isso aqui ainda era mato! Hoje, o mestre é o responsável pela coquetelaria do Blue Note (Av. Paulista, 2.073, Consolação). Leia aqui!

/

 

Notícias do mundo da coquetelaria

Shot 1. Duas competições já estão movimentando bartenders e entusiastas de todo mundo. São elas: Patrón Perfectionists 2019 e Angostura Global Cocktail Challenge. O primeiro é uma competição de drinques com tequila. A etapa nacional garante uma vaga para a grande final no México. Já o Angostura Global Cocktail Challenge vai testar a criatividade dos participantes na criação de drinques com os produtos da linha Angostura, como bitters (aromático e laranja), amaro e runs. Os selecionados nas etapas locais irão participar de uma final em Trinidad e Tobago.

/

 

Shot 2. De 17 a 19 de setembro, São Paulo será palco da Cachaça Trade Fair, evento com visitação gratuita, que acontecerá das 14h às 20h no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana). A feira é voltada para toda a cadeia produtiva, desde os profissionais que atuam no cultivo da cana-de-açúcar até os da comercialização da bebida.

 

Shot 3. O bar do hotel Fairmont Rio de Janeiro já está em período de soft opening (atendendo apenas hóspedes). O lugar terá a carta de coquetéis Classics Perfect, desenvolvida por um time internacional de profissionais e que estará disponível em 76 unidades da rede Fairmont ao redor do mundo. No balcão do hotel do Rio estão os talentosos Tai Barbin e José Ronaldo.

/

 

Shot 4. O Boteco Todos os Santos está com uma promoção para este Dia dos Pais. Neste domingo, quem for ao bar com seus filhos (e comprovar o parentesco) ganha entrada VIP. Os clientes que pedirem um dos combos que a casa oferece vão ganhar uma miniatura de Red Label com um copo da Johnnie Walker.  Quem postar uma foto do brinde nas redes sociais marcando a localização do bar com a #diadospais ganha um Red Bull extra. O boteco fica na R. Aspicuelta, 585, Vila Madalena.

 

Shot 5. Ainda sobre o Dia dos Pais, o bartender Vini Lopes do Tuy Bar e Cocina criou um drinque especial para a ocasião. Batizado de Mi Amigo, ele estará na carta no domingo, 11, e será vendido a R$ 40. Ele leva tequila 1800 reposado, Kraken rum, Chartreuse Green, Licor 43, espuma de cerveja IPA, polpa de maracujá e raspas de chocolate amargo. O Tuy Bar e Cocina fica na  R. Jerônimo da Veiga, 163, Itaim Bibi.

-nLG3/

 

Shot 6. A cada garrafa do licor Amarula comprada no mês de agosto, uma verba será destinada ao Santuário de Elefantes do Brasil, entidade que atua no resgate de elefantes. Mais informações pelo site coracaodeelefante.com.br.

 

Preciso experimentar!

Vou destacar um coquetel (pode ser de São Paulo ou de qualquer outra parte do mundo) que eu ainda não tenha provado, mas que a foto ou a descrição tenham me feito pensar: "PRECISO EXPERIMENTAR".

Dessa vez, vamos para o Jewish Museum, em Nova York. Lá, durante todas as quintas-feiras de agosto, período em que acontece a exposição Leonard Cohen: A Crack in Everything, um coquetel criado pelo próprio escritor e compositor estará disponível para os visitantes (das 17h30 às 19h30).

Trata-se do Red Needle (criado em 1975 por Cohen). O drinque leva tequila, suco de cranberry e limão-siciliano (e parece uma versão menos doce do cosmopolitan).

Quem, assim como eu, PRECISA EXPERIMENTAR, pode pegar um avião para NYC e correr para o Jewish Museum, na 1109 Fifth Avenue.

/

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE