Paladar

Novidades nos balcões do Vigga e do Bar dos Arcos

Balcão do Giba

Drinques para fazer em casa

Novidades nos balcões do Vigga e do Bar dos Arcos

Os bartenders Gui Ferrari e Michelly Rossi assumem, respectivamente, a batuta dos bares; confira o que muda

25 de junho de 2021 | 12h55 por Gilberto Amendola

Olá amigos do Balcão, tudo bem?

Enquanto esperamos a vacina e uma melhora no quadro pandêmico, o mundo da coquetelaria se movimenta. Na edição de hoje, duas movimentações importantes. O bartender Gui Ferrari vai ser o responsável pela nova carta do Vigga Bar; já o Bar dos Arcos terá Michelly Rossi comandando o seu balcão.
Além disso, temos competições de coquetelaria com inscrições abertas. E mais drinques, ações e lançamentos. Segue o fio…
Vamos começar com o Vigga Bar. A casa está prestes a entrar em uma nova fase, com a chegada do premiado Guilherme Ferrari.
“Essa transição de chefe de bar vai trazer uma pegada mais sóbria, clássica e minimalista. Nossa identidade de drinques com storytelling com homenagem a São Paulo vai permanecer, mas agora com algo mais encorpado”, falou Luis Cavalleri, fundador do Vigga Bar.
Entrada do Vigga Bar. FOTO: Karol Fircelly
Agora, quem fala sobre o trabalho é o próprio Gui Ferrari: “Nos clássicos, procuramos coquetéis talvez não tão óbvios. Resgatando algumas receitas mas sem ficar com cara de Museu do Jerry Thomas.  A maioria dos drinques (clássicos) será de bartenders como Sam Ross e DeGroff”, falou.
Já em relação aos autorais, que ainda estão em desenvolvimento, a ideia é seguir na linha de uma criação que tenha como referência pontos do cotidiano da cidade (de agora ou do passado). “Desde os europeus que chegavam à hospedaria dos imigrantes, à influência nordestina em São Paulo, e histórias de bairros ou figuras que fizeram parte ou são de certa maneira intrínsecas à cidade”, definiu.
À princípio, a carta nova deve ser lançado em meados de agosto.

https://www.instagram.com/p/BzhGHeNHoFh/?hl=en

O Vigga Bar fica na Rua Bacaetava, 186, Brooklin.
Balcão do Vigga. FOTO: Karol Fircelly

Bar dos Arcos

Outra mudança importante está acontecendo no Bar dos Arcos (que fica embaixo do Teatro Municipal).
Chula Barmaid, que vinha fazendo um ótimo trabalho na casa, está de partida. Felizmente, a substituição será por alguém do primeiro time. Quem assume o balcão da casa é Michelly Rossi, que irá se dividir entre o Bar dos Arcos e a Revo Manufactory (Santos).
Por enquanto, a carta de coquetéis continua a mesma. “Mudanças drásticas são ruins. Neste período de transição, continuaremos com a mesma carta. Até porque eu e a Chula temos uma mesma linha de raciocínio dentro da coquetelaria”, falou Michelly.
Michelly Rossi, bartender do Bar dos Arcos. FOTO: Marcelo Colmenero
O Bar dos Arcos fica no Teatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/n.

Competições

Campari

Estão abertas as inscrições da primeira edição do Campari Bartender Competition. A iniciativa faz parte de um movimento global da marca italiana “Negroni Challenge” para valorizar a criação dos bartenders e a ligação da Campari com a mixologia. O Campari Academy dará ao vencedor um contrato anual com a marca e um prêmio em dinheiro. O período de inscrições decorrerá entre 28 de junho a 4 de julho e para participar os candidatos deverão se inscrever por meio do site. A ideia da competição é que o participante customize a versão clássica do Negroni.

Licor 43

A marca Licor 43 apresenta a quinta edição do campeonato anual Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge, evento que desafia profissionais dos dois balcões a criarem as melhores receitas que levam Licor 43 e café. A competição acontece pela segunda vez em formato virtual e com inscrições gratuitas. Para se inscrever acesse o site.

O programa Learning for Life, do Instituto Diageo, está com inscrições abertas para a edição online de seu curso de bartender, voltado para maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade. Os interessados devem preencher o formulário que está no Instagram do programa @learningforlife_br até o dia 30 de junho. O projeto terá 10 turmas, início em agosto de 2021 e pretende capacitar 750 pessoas. A participação é gratuita. Em 2019, a bartender Bianca Lima, atual campeã do World Class Brasil, foi aluna deste programa.

Festa Junina

A cachaça Saliníssima, em parceria com a Cervejaria Tarantino e a 50/25 Cocktail & Co, irá lançar um coquetel no Dia de São Pedro (29 de junho). O coquetel chama Julieta sem Romeu é elaborado com cachaças Saliníssima Bálsamo e Prata, cerveja Witbier Tarantino, suco de goiaba, suco de limão, chá de cranberry e xarope de vinho. Essa opção será engarrafada em growlers de 1 litro (R$70) e estará disponível no delivery da cervejaria a partir do dia 30 de junho.

Churrasco

O bourbon Jim Beam convidou o músico Luan Santana e uma equipe de especialista em churrasco para participarem do projeto Jim BeamBQ. Trata-se de uma webserie  Os episódios serão lançados a cada 20 dias no YouTube da marca.

Rosé

Em homenagem ao Dia Internacional do Rosé, a Henkell Freixenet se juntou à Adega Santiago para oferecer a todos os clientes que passarem pela unidade da Sampaio Vidal, nesta sexta-feira, uma taça de Cava Freixenet Cordón  Rosado para celebrar. A Adega Santiago fica na R. Sampaio Vidal, 1072 – Jardim Paulistano. A ação é válida para almoço e jantar.

Premiação

A vodca Elit by Stolichnaya foi consagrada com o prêmio ‘2020 Best Vodka’ pelo Beverage Testing Institute (BTI), empresa que faz análises de destilados de todo o mundo. É a nona vez que o rótulo da Stoli Group recebe o título. No Brasil, Elit é importada pela Aurora Fine Brands e está à pelo preço sugerido de R$ 650.

Tags:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?