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Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

O novo bar e restaurante Naia e a sua coquetelaria do mar

Conheça o novo trabalho de Jean Ponce. E mais notícias do mundo dos drinques

"O mar quando quebra na praia é bonito..."

(Dorival Caymmi)

Olá amigos, todos bem? Com o avanço da vacinação, tenho acompanhado, pelas redes sociais, vários amigos que acabaram de tomar a primeira dose. Também já chegou a minha vez. Finalmente, caminhamos para o dia em que gente vai dividir uma mesa de bar novamente. Por enquanto, se cuidem. Usem máscara e obedeçam as regras de distanciamento.

Hoje, o balcão vai te levar para o Naia, restaurante recém-inaugurado, do chef  Tuca Mezzomo e do bartender Jean Ponce (do Guarita). A casa é especializada em peixes e frutos do mar.

Aqui, vamos mergulhar na coquetelaria do Naia. Vamos falar do mar de Jean Ponce.

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A carta, que está em construção, tem sete drinques autorais. Todos eles trazem elementos que remetem ao mar, à brisa e à salinidade. Não, não é o mar do surf, não é o mar do verão de 40 graus, das bermudas coloridas e dos copos tiki. Aqui, a ideia do mar está mais ligada à poesia - e ao mar de Dorival Caymmi, Fernando Pessoa e Pablo Neruda.

Visão cozinha aberta Naia. Foto: Gilberto Amendola

Para começar, o coquetel que leva o nome da casa, o Naia.  Em sua base, Jerez Manzanilla e gim Nordés. De longe, ou no primeiro contato visual, você vai pensar em Moscow Mule. A boa notícia é que você vai pensar errado. Principalmente porque no Naia a espuma é suave (como aquela espuma que vai morrer devagarinho no fim de uma onda) e levemente salgada. Nada a ver com aquelas espumas pesadas e excessivamente doces de muitos 'mules'  que existem por aí. A pedida certa para quem quiser molhar os pés neste mar (R$ 38).

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Drinque Naia. Foto Gilberto Amendola Foto: Estadão

Na sequência, chega o coquetel que, na minha opinião, traduz e resume todo o conceito da coquetelaria do Naia. No São Elmo, Ponce entrega sua "carta de intenções". Com destilado orgânico de pera, concentrado de abacaxi, mel de abelhas nativas com gotas de balsâmico, notas cítricas e sal negro, São Elmo é um coquetel para navegantes.

Você vai 'navegar' por sabores cítricos, doces e salgados no mesmo gole. Lembrei de "não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar" (Paulinho da Viola). Tem tudo para virar um clássico de Ponce (R$ 38).

Drinque São Elmo. Foto: Gilberto Amendola

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Você já ouviu em algum lugar que o mar é traiçoeiro, não é? Olha só o que acontece com o coquetel Mar Vermelho. Da praia, na areia, você vai pensar que se trata de um inofensivo cosmopolitan. Ao se aproximar, ao sentir a brisa, você vai notar uma certa tormenta, um toque de Fernet - que vai te levar para outro clássico, o Hanky Panky. Quando o cérebro se ajusta às expectativas e àquilo que você acabou de provar, o jogo está ganho. O Mar Vermelho leva gim Yvy Mar, redução de framboesa com hibisco concentrado e Fernet (R$ 36).

No próximo, proponho que você pense no encontro das águas (da água salgada do mar com a água doce de um rio). Em Salty Martine, temos um encontro entre o dry martini com o martinez (ou seja, mais do que um encontro, trata-se de uma reunião familiar). O Salty é um martini macio, redondo, que vai entregar dois coquetéis em um só (não à toa, ele é acompanhado por uma azeitona e uma cereja). Não deixe de experimentar (R$ 40).

Salty Martini. Foto: Gilberto Amendola

Por último, Ponce apresentou o Jereza. Coquetel com pouca diluição, com jerez, vinho de sobremesa, aguardente e vermute Riesling (acompanha folha de alga marinha e castanhas de caju). Você vai sentir cada elemento, cada bebida presente no coquetel. Jereza é complexo e profundo, um mergulho em mar aberto (R$ 40).

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Com uma carta feita para ser navegada, Ponce criou uma das grandes novidades da temporada. Um trabalho que valoriza o ofício de quem se dedica à criação no mundo da coquetelaria.

"Quem quer passar além do bojadortem que passar além da dor.Deus ao mar o perigo e o abismo deu,Mas nele é que espelhou o céu"

(Fernando Pessoa)

O Naia fica na Rua Dr. Melo Alves, 767, Cerqueira César.

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O chef Tuca Mezzomo e do bartender Jean Ponce Foto: Julia Rodrigues.

Notícias do mundo da coquetelaria 

World ClassWorld Class Competition, considerado o maior e mais respeitado campeonato de coquetelaria do mundo, chega à final mundial de sua 12ª edição, nos dias 4 a 8 de julho. O campeonato acontecerá em formato totalmente digital, em Madrid, na Espanha. Bianca Lima, bartender do Wills Bar, em Porto Alegre, vencedora da etapa brasileira do campeonato, é a representante do Brasil.

Os competidores deverão enviar vídeos com a preparação de seus coquetéis para que um bartender renomado, que atuará como avatar, reproduza as criações para os jurados de forma presencial. Serão cinco desafios na preparação de coquetéis com os rótulos Johnnie Walker, Tanqueray N° Ten, Ketel One, Don Julio, The Singleton e Talisker.

"Eu acredito muito no treino, em ensaiar. Eu estou repassando minhas apresentações. Agora é a expectativa do dia chegar. Independentemente de ganhar ou perder, estou aqui para viver essa experiência", falou Bianca Lima.

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Para a grande final, Bianca contou com a mentoria de Kennedy Nascimento, Embaixador do World Class.

ParkletsA Diageo está disponibilizando de forma gratuita 30 parklets para bares e restaurantes da cidade de São Paulo e 300 kits bistrô para estabelecimentos do estado de São Paulo. Os interessados devem se inscrever no site www.DiageoBarAcademy.com. Esta ação faz parte da segunda fase do Movimento Pró-Bar.

Somos todos Happy HourA campanha #somostodoshappyhour.

LançamentoA BEG acaba de lançar o BEG Concentrated Gin. Com uma concentração de botânicos, aromas e sabores quase que seis vezes maior que um gim tradicional. O "Concentrated entrega um resultado de sabor parecido dos gins tradicionais em uma dose bem menor. Ao invés de 50 ou 60ml, a dose sugerida em uma gim tônica, por exemplo, é de 10 ml. A garrafa de 375 ml e pode ser encontrada na Amazon, Empório Santa Maria e Pão de Açúcar.

EurocopaO Pasquim Bar e Prosa  segue com seus 8 drinques inspirados na Copa América e na Eurocopa. Todos os drinques estão disponíveis  no valor de R$29,90. O Pasquim fica na Rua Aspicuelta, 524 - Vila Madalena.

Carlos IEstá com frio? O brandy  de jerez Carlos I está divulgando uma versão de old fashioned para sua campanha de inverno. É fácil de fazer. Confira abaixo:

Carlos Old Fashioned Ingredientes: 60 ml de Brandy de Jerez Carlos I 10 ml de xarope de açúcar 3 gotas de Angostura 1 casquinha laranja 1 cereja ao maraschino Preparo: 1. Junte o Brandy de Jerez Carlos I, o xarope de açúcar e a Angostura em um mixing glass. 2. Mexa bem e coe para um copo com gelo. 3. Enfeite com a casquinha de laranja e uma cereja maraschino.

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