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O bartender Igor Renovato (Garoa – RJ) é o campeão da Campari Bartender Competition

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Drinques para fazer em casa

O bartender Igor Renovato (Garoa – RJ) é o campeão da Campari Bartender Competition

Renovato conquistou o primeiro lugar na competição com releituras do clássico negroni, confira

03 de setembro de 2021 | 13h43 por Gilberto Amendola

Olá, amigos!

Todos bem?

Seguimos avançando na vacinação e colocando, com responsabilidade, nossos pés para dentro dos bares.

Na última quinta-feira, dia 2, aconteceu em São Paulo a Final do Campari Bartender Competition. O vencedor da primeira edição da competição foi o bartender Igor Renovato, do Garoa Bar, no Rio de Janeiro.

O bartender Igor Renovato Foto: PopFilmes/João Meireles

Na final, Renovato apresentou  releituras do clássico negroni. Uma delas levava infusão de manga em um blend de vermutes seco e branco, Campari e tintura de cumaru. Outra releitura de Renovato tinha Campari, gim com fat-washing de torresmo, vermute branco com infusão de cascas de abacaxi e soda de abacaxi.

Foto: PopFilmes/João Meireles

Bartender há 10 anos, Renovato está desde 2016 no Garoa Bar (Rio de Janeiro). Em seu discurso de apresentação, ele ressaltou a necessidade de leveza nas relações e o espírito democrático do Campari – que pode ser encontrado nos botecos mais simples e em hotéis de luxo.

Em segundo lugar ficou o Mauro Melo; o terceiro posto foi do Vinicius Yoshinaga.

Os vencedores da noite Foto: PopFilmes/João Meireles

Entre os 10 finalistas (que se destacaram entre os 300 inscritos) também estavam os bartenders: Benicio Barbosa, Ana Paula Gumieri, Andersen Rocha, Daniel Nunes, José Silva, Rafael Miorin, e Victor Augusto.

O júri contou com o bartender e consultor Fabio La Pietra, o jornalista e professor Cesar Adames, o embaixador da Campari Renan Correa e o chef Henrique Fogaça. O evento, que teve transmissão online, foi apresentado por Murilo Marques, gerente da Campari Academy no Brasil. Todos os presentes passaram por um teste de covid.

O chef Henrique Fogaça Foto: PopFilmes/João Meireles

Depois das apresentações, consegui experimentar algumas das releituras. O fato é que a força de um clássico também está em sua qualidade como plataforma para o lançamento de novas ideias. O negroni, é claro, não é uma tela em branco. Sua personalidade não se desfaz ou derrete. Ainda assim, um negroni é um mar vermelho de possibilidades para quem tem coragem e talento para se aventurar.

Gosto assim.

NOTÍCIAS DO MUNDO DA COQUETELARIA

Mês do Bourbon

1. Em comemoração ao mês do bourbon, o Koya88 apresenta oito coquetéis com a bebida. Eles serão servidos durante todo o mês. Entre os coquetéis especiais, destaque para uma versão do old fashioned – o Rice Old Fashioned (R$ 38), com bourbon, genmaicha, calda de laranja e Angostura orange e aromatic. O Koya fica na R. Jesuíno Pascoal, 21, Vila Buarque.

2. A mineira Lamas Destilaria levou ouro com dois de seus uísques no The World Whisky Masters, em Londres. Os uísques premiados foram o Caburé e o Verus. O  Caburé passa por três diferentes barris até o seu envasamento, sendo sua maturação realizada em carvalho americano, e a finalização em carvalho europeu e bálsamo, sendo este último um barril virgem. Já o Verus  inicia seu processo de maturação em barris de carvalho americano  e é finalizado em barris de carvalho europeu.

3. Jim Beam e Maker’s Mark (ambos do portfólio da Beam Suntory) preparam uma programação para setembro, mês do Bourbon. A primeira ação é uma verdadeira viagem pela cultura etílica do kentucky por meio do site www.jimbeamalwayswelcome.com.br/ 

Ainda no site, o especialista em uísque Maurício Porto, proprietário do bar Caledônia, protagoniza um vídeo – em formato de degustação online – em que apresenta um pouco da história e dos atributos dos diferentes rótulos de Jim Beam e Maker’s Mark.

A plataforma também Sip Lovers vai mostrar em vídeos curtos os bastidores das receitas da coquetelaria clássica de criações autênticas do Kentucky usando Jim Beam e Maker’s Mark. Além disso, os drinques engarrafados estarão à venda durante todo o mês de setembro em kits especiais. Confira no site www.siplovers.com.

Dia Nacional da Cachaça

QT Pizza Bar, inspirada no Dia nacional da Cachaça (13 de setembro), lança drinques feitos em parceria com o Alambique Tiê. A carta apresenta 4 receitas  com aguardente por R$36, que ficarão em cartaz de 1 a 30 deste mês e que trazem a mistura do Brasil com a Itália. O destaque da carta fica por conta do Voador, vice-campeão do Campeonato do Rabo de Galo de 2019 nas mãos do barman Dani dos Anjos (Cachaça prata, Vermout tinto, Caramelo salgado e garnich de bacon frito c/ caramelo).  QT Pizza Bar fica na Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1096.

 

Gim em sachê

JR Destilados, também conhecida como ZIM Destilaria,  apostam no lançamento do gim em sachê.  As embalagens são de 50 ml, a dose. O e-commerce da marca é zimdestilaria.com.br. O preço sugerido de venda é de R$ 7 a R$ 11.

 Princes Street

Na última quinta-feira, 2, a Johnnie Walker realizou o lançamento virtual de Johnnie Walker Princes Street, a experiência global da marca  em Edimburgo, na Escócia. Na Princes Street – em um prédio histórico com mais de 6 mil metros quadrados distribuídos em 8 andares – Johnnie Walker utiliza ferramentas tecnológicas para transformar  a tradicional experiência do tour de uísque.   A abertura oficial será no dia 6 de setembro.

Larios

O gim espanhol Larios começa a ser distribuído no País pela Beam Suntory nas versões Dry, Rosé e 12. Destaque para o último (12), que traz 12 botânicos em um resultado mais refrescante.

Amarula

Um novo sabor de Amarula chega ao mercado brasileiro, o “Amarula Ethiopian Coffee”. O novo licor possui teor alcoólico de 15,5%. No paladar, a mistura do café torrado com a tradicional Amarula.

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