PUBLICIDADE

Blogs

Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

Restaurantes bons de copo

São Paulo tem restaurantes que tratam a coquetelaria com a atenção que ela merece

Durante muito tempo me apoiei em uma regra boba: "se vou sair para beber, eu só vou beber." Me permitia, santa ignorância, no máximo, uns amendoins para beliscar. Pura bobagem.

Felizmente, São Paulo tem restaurantes que tratam a coquetelaria com a atenção que ela merece. Quando me permiti experimentar, deixei de lado o radicalismo em separar bares de restaurantes.

Vou destacar aqui três opções bem diferentes, com cozinha oriental, mexicana e brasileira. Os três estabelecimentos destacados podem ser visitados só para uma coisa (beber) ou outra (comer). Nos dois casos, o cuidado é o mesmo.

Balcão do bar do Tan Tan. Foto: Gabriela Biló/Estadão

PUBLICIDADE

Destaque para os ótimos bartenders atrás dos balcões e para os drinques que conversam perfeitamente com os cardápios oferecidos. Vamos a eles:

Oriental

Tan Tan Noodle Bar

O restaurante que tem os melhores noodles da cidade ainda teve a ousadia de montar um dos bares mais consistentes. Primeiro, que o bar tem uma geladeira de taças que causa uma impressão ótima pra quem chega por lá. Outra coisa que chama atenção é a quantidade de bitters disponíveis na casa.

Até o final do ano passado, a carta era assinada pelo bartender Douglas Peres, um craque que criou coquetéis como o yoishi soul, que leva pisco infusionado com katsuobushi (peixe seco defumado que aparece como base de pratos japoneses), vermute tinto e licor de framboesa, amaro e Angostura.

PUBLICIDADE

No início do ano, Peres deixou a casa e foi, prontamente, substituído por outro dos maiores nomes da coquetelaria brasileira, o Alex Mesquita - que nesse momento está desenvolvendo novos drinques para o Tan Tan.

Onde: R. Fradique Coutinho, 153, Pinheiros. 18h/23h30 (fecha 2ª)

México

Lupe Bar y Taqueria

Tem muitos restaurantes mexicanos em São Paulo (a maioria eu não gosto), mas não conheço nenhum deles com a atenção que o Lupe tem com a coquetelaria. A carta do bar foi criada por Fabio La Pietra (responsável pela coquetelaria do Subastor e do Bar do Cofre), mas tem sido brilhantemente executada pela head bartender Fatinha Afonso. Quando estiver por lá tente o Rio Grande, que leva bourbon infusionado com jalapeño defumado, e o Ahumadito, que leva tequila e um spray de mezcal.

PUBLICIDADE

Onde: R. Cunha Gago, 625, Pinheiros. 18h/1h (sáb., 16h/2h; dom., até 23h; 3ª e 4ª até 0h)

 

Brasil

Jiquitaia

Um dos meus restaurantes preferidos na cidade - e que tem um arroz de pato no tucupi com magret que é um espetáculo. Mas, se você subir uma escadinha no restaurante, vai encontrar um bar com coquetelaria consistente - com foco nos clássicos e criações de drinques com cachaça. Quando estiver por lá, se jogue na carta, mas não deixe de provar o Suburbano, criação do bartender David Moraes, que leva cachaça, xarope de mel, suco de limão, Cynar 70 e ginger ale feita no próprio Jiquitaia.

PUBLICIDADE

Onde: R. Antônio Carlos, 268, Bela Vista. 19h/23h30 (fecha dom. e 2ª)

Arroz de pato no tucupi e magret do Jiquitaia. Foto: Codo Meletti/Estadão

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE