PUBLICIDADE

Blogs

Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

Sete dicas de livros sobre bares, drinques e coquetelaria

São obras para beber e se inspirar - e não sentir nenhuma ressaca

Hoje não tem vídeo, mas tem livro.

Livros para beber.

Qualquer mercado que se preze precisa ter a sua própria literatura. Fora do Brasil existe uma vasta produção de livros sobre bebidas e coquetelaria -  muitos podem ser comprados pela Amazon (com valores que variam junto com o dólar). Além de registrar receitas clássicas e modernas, os livros tratam da história de bares, destilarias e de profissionais do setor. As edições, em sua maioria, têm um tratamento gráfico caprichado (as fotos são de deixar qualquer um com sede).

O problema é que muitas das receitas apresentadas nos livros abaixo pedem bebidas ou bitters que, infelizmente, ainda não estão disponíveis em nosso país. Ainda assim, as obras podem servir como inspiração para criações próprias.

Como o mercado está se expandindo por aqui, tenho esperança que as editoras acordem para esse tipo de produto (estou sendo otimista e inocente, eu sei). Enquanto isso não acontece, deixo aqui algumas dicas de livros que vale a pena ter em casa:

PUBLICIDADE

3 Ingredient Cocktail (Robert Simonson)

Se for pra comprar apenas um, eu iria de 3 Ingredient Cocktail. Um guia de receitas para drinques com até três ingredientes. Com o livro, você vai entender porque o número três é a chave da coquetelaria - e porque muitos clássicos são compostos por apenas três bebidas. Receitas clássicas e modernas (surpreendentes). Recomendado para quem é interessado em drinques simples e rápidos.

 

FOTOS: Gilberto Amêndola/Estadão

 

PUBLICIDADE

New York Cocktails (Amanda Schuster)

Um guia com bares históricos de Nova York (alguns ainda em funcionamento). Além da história dos bares, Amanda entrega pelo menos uma receita clássica de cada estabelecimento. Recomendado pra quem se interessa pela história da coquetelaria, viagens e receita. Você vai ter vontade de passar uma temporada pulando de bar em bar em Nova York.

 

 

I'm Just Here For The Drinks (Sother Teague)

PUBLICIDADE

 

The Dead Rabbit - Mixology & Mayhem (Sean Muldoon, Jack McGarry & Jillian Vose)

 

PUBLICIDADE

The Negroni (Gary Regan) e The Old-Fashioned (Robert Simonson)

 

The Curious Bartender - An Odyssey Of Malt, Bourbon & Rye Whiskies (Tristan Stephenson)

Ótimo livro sobre a história do uísque, com relatos sobre a criação das principais destilarias pelo mundo. Um trabalho relevante. Indicado para quem tem interesse em história.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE