Paladar

Uísque sour sem clara de ovo: um drinque com sabor de tempo livre para as férias

Balcão do Giba

Drinques para fazer em casa

Uísque sour sem clara de ovo: um drinque com sabor de tempo livre para as férias

Uma versão fácil fácil do drinque para fazer em casa. Nada de clara de ovo, só suco de limão, bourbon e açúcar

01 de abril de 2019 | 10h49 por Gilberto Amendola

Hoje é meu primeiro dia de férias e só consegui pensar em um drinque agradável e fácil de fazer – e que tivesse gosto de descompromisso.

Vocês conhecem o uísque sour, não é? Ele é tudo isso que eu listei aí em cima, mas nunca esteve muito presente no cardápio da minha casa. Por quê? Por conta da clara do ovo que a receita clássica pede.

Uísque sour sem clara de ovo, fácil de fazer em casa. FOTO: Bruno Nogueirão/Estadão

Em casa, acho muita mão de obra preparar drinques com clara de ovo. Por isso, meu coração se encheu de felicidade ao descobrir esse receita de uísque sour no livro 3 Ingredient Cocktails, de Robert Simonson.

Na receita do livro, o coquetel dispensa a clara de ovo. O resultado é tão bom quanto a versão mais trabalhosa.

Para esse drinque, você não precisa gastar uma fortuna com um bourbon. Mas, claro, uma boa bebida vai refletir no resultado final. Ele também é uma ótima porta de entrada para quem quer começar a experimentar coquetéis com uísque, mas ainda não quer encarar um old fashioned ou um Manhattan.

Bom para dia de sol, beira de piscina e férias (se tiver piscina no seu prédio, me convide). Tudo isso com um teor alcoólico respeitável.

Receita do uísque sour sem clara de ovo:
60 ml de uísque bourbon
20 ml de suco de limão-siciliano
20 ml de xarope de açúcar
> Bata muito bem todos os ingredientes em uma coqueteleira com muito gelo. Depois, derrame o conteúdo em um copo baixo (sem pedras de gelo).

 

Notícias do mundo da coquetelaria

Shot 1. Um novo balcão chegando na cidade! O Guarita continua crescendo e agora vai ganhar um bar-irmão. O Baixo Guarita vai abrir na Rua Antônio Carlos, 381, no Baixo Augusta. Sob o comando de Jean Ponce, o bar deve repetir a fórmula e o sucesso do seu irmão mais velho –  aquele da Rua Simão Álvares, 952, Pinheiros. A previsão para a estreia do novo endereço é dia 1º de abril (não é mentira).

 

Shot 2. Fui visitar o Blue Note SP, na Avenida Paulista, mais especificamente no Conjunto Nacional, e encontrei o mestre Derivan comandando as coqueteleiras do lugar. Um dos nomes mais importantes da coquetelaria nacional (quando ele começou, tudo isso ainda era mato), Derivan poderá ser encontrado no Blue Note todas as noites. Garantia de bons drinques e simpatia.

View this post on Instagram

Mestre Derivan no @bluenotesp

A post shared by Capileque's bar (@capileques) on

 

Shot 3. Em comemoração aos 100 anos do negroni, o N45 mudou sua identidade visual. O N45 é drinque de negroni preparado com receitas originais de gim, vermute e bitter assinados pelo mixologista e matemático Cesar Griffo. Veja como era e como ficou a nova roupagem:

 

Shot 4. Todas as terça-feiras, no Benzina Bar, o barman Gabriel Santana apresenta cinco desconstruções/releituras de drinques clássicos, como old fashioned, margarita, cosmopolitan, moscow mule e uísque sour. Todas as receitas acompanham petiscos. Os ingressos para a experiência custam R$ 120.

Shot 5. Em abril, o bar Candeeiro recebe em seu balcão nomes importantes da coquetelaria nacional para realizar drinques com os ingredientes com cachaça, tequila e rum. A ação foi batizada de Molhando a Palavra, os eventos acontecem às segundas-feiras, das 19h às 23h. O primeiro convidado será o bartender Jean Ponce, do Guarita Bar, que no dia 1º de abril prepara um drinque com cachaça branca, redução de abacaxi com biriba, óleo saccharum de laranja bahia, suco de limão e pó de hibisco tostado com dandá para finalizar. Já no dia 22 de abril será a vez da vencedora do World Class Brasil 2018, Adriana Pino, com sua criação que leva rum quatro anos, cachaça Tiê branca, fermentado de chá preto, hibisco, dandá, e limão rosa. Ambos os drinques custarão R$ 27.

Shot 6. Férias. Sim, como já contei lá em cima. Esse blogueiro etílico sai de férias. Volto com novos vídeos e novidades na primeira semana de maio. Se cuidem e bebam por mim.

Tags:

Ficou com água na boca?