PUBLICIDADE

Blogs

Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

Um país nos coquetéis do Caos Brasilis

Carta de drinques, assinada por Thiago Lopes e Yvison Savickas, explora bebidas e biomas nacionais

Olá, amigos.  todos bem?

Já visitaram algum bar? Estão se sentindo seguros para a retomada? Vamos com calma e segurança para que nenhum passo para trás precise ser dado, não é?

Mas o Balcão de hoje vai falar de brasilidades no copo. Não é de hoje que bartenders estão focando nos biomas brasileiros e em produtos que, infelizmente, quase não temos intimidade.

Esse  "buraco" na nossa educação (etílica, histórica, social...) vem sendo quebrada dentro da coquetelaria. De cabeça, posso citar o trabalho da Néli Pereira (Espaço Zebra), Fabio La Pietra (SubAstor), Spencer Amereno (Guilhotina), Diogo Sevilio (212) e muitos outros.

Hoje, já não parece algo tão alienígena quando lemos em um cardápio referência ao cumaru, cajá, umbu, pacová e outros.

PUBLICIDADE

A visita de hoje foi em um restaurante que abraça a proposta regionalista, tanto na gastronomia como em sua coquetelaria. Eu estou falando do Caos Brasilis, do chef Bruno Hoffmann (que participou da segunda temporada do Mestre do Sabor, na TV Globo).

 

FOTO: Brejo.co

PUBLICIDADE

 

A experiência gastronômica e etílica promove um passeio pelo Brasil profundo. O bar está, estrategicamente, localizado em primeiro plano, logo na entrada do restaurante. Um filtro de barro em cima do balcão já me conquistou logo de cara. Na prateleira, só produtos nacionais (cachaça, rum, gim, licores e outros produzidos por aqui).

 

PUBLICIDADE

A carta de coquetéis foi criada em parceria entre Thiago Lopes, gerente da casa, e Yvison Savickas, bartender do Caos. Tenho três indicações para quem quiser mergulhar nos biomas brasileiros. Eu começaria com o refrescante Pau-Brasil (cachaça Soledad Pau-Brasil, água gaseificada de pitanga, shrub picante de jabuticaba, licor artesanal de flores brasileiras e bitters de poejo); e partiria para goles mais encorpados, como Cerrado (rum branco Cavendish ou Parnaioca, "vinho" fortificado de cajuzinho-do-cerrado, licor de pequi e tintura de cedrinho rosa) e o Caatinga (cachaça Serra das Almas Garapeira, catuaba artesanal, amaro de paratudo da casa, tintura de garrafada e bitters de caju e umbu).

 

 

FOTO: Brejo.co

PUBLICIDADE

 

Sim, eu sei, alguns desses produtos acima são completamente desconhecidos para a maioria dos leitores. Mas, acreditem, a graça está justamente em experimentar novos sabores e possibilidades no copo. Vale a pena.

 

PUBLICIDADE

O Caos Brasilis fica na R. Medeiros de Albuquerque, 270, Jardim das Bandeiras.

 

FOTO: Brejo.co

PUBLICIDADE

 

Goles e Recados

A jornalista e pesquisadora de brasilidades, Néli Pereira, lança no próximo domingo (31 de outubro) o seu próprio canal no YouTube, o "Abrasileirar''. Dedicado à cultura brasileira, o espaço trará vídeos todas as quartas e domingos - com  receitas de coquetéis, uso de ingredientes nacionais e entrevistas. Entre os primeiros vídeos estão  receitas de drinques com cajuína e o preparo de uma catuaba caseira. Para os próximos meses, Néli prepara lançamento de podcast, livro e a volta do Espaço Zebra (bar e galeria de arte na Bela Vista).

 

 

No Farol

O Farol Santander São Paulo e o Bar da Cidade inauguraram o Boteco do 28 por Bar da Cidade. Localizado no Farol Santander, o bar será comandado pela chef Mayra Aguiar. O prédio icônico já conta com o Bar do Cofre e os Cafés do Hall e Mirante. O Farol fica na Rua João Brícola, 24, na região central.

 

Gim da Mooca

O novo gim Mariáh é produzido em um micro destilaria localizada no tradicional bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo. Elaborado a partir de 9 ervas aromáticas, o gim é produzido pelo engenheiro químico Múcio Paulo Almeida. O nome do gim é uma referência à mãe de Múcio.

 

La Casa de Papel

Johnnie Walker apresentou a edição limitada da sua icônica garrafa de Johnnie Walker Red Label inspirada na série, La Casa de Papel. No Brasil, a novidade chega no final de novembro.  Apenas 150 mil garrafas foram produzidas. Para fazer jus à homenagem, a garrafa guarda mensagens secretas que só podem ser reveladas sob uma luz ultravioleta.

 

Emma Walker

Johnnie Walker acaba de anunciar que, a partir de janeiro de 2022, Emma Walker assumirá como a nova master blender da marca. Ela irá substituir Jim Beveridge, que após 40 anos na Diageo e vinte como master blender, vai se aposentar. Pela primeira vez na história da marca uma mulher assumirá a posição de master blender.

 

Chandon

A Chandon apresenta sua nova identidade com a abertura da Exposição Casa Chandon, que acontece de 30 de outubro a 14 de novembro, em Sa?o Paulo. Instalada na Casa de Cultura do Parque, um espac?o dedicado a? cultura localizado no bairro do Alto de Pinheiros em Sa?o Paulo, a Exposição Casa Chandon tem projeto assinado por Guto Requena. Na exposição, destaque para oBar Sinestésico. Ali, ao longo de um grande balcão de linhas sinuosas, podem ser degustados quatro cuvées da linha de espumantes através de uma experiência sensorial coletiva. Endereço:  Casa de Cultura do Parque | Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.300 - Alto de Pinheiros.

Outback

A rede Outback adicionou o Moscow Mule ao seu cardápio, em uma releitura composta por vodca Ketel One, suco de limão e gengibre, finalizada com uma espuma de gengibre. O coquetel é servido na icônica caneca congelada do restaurante, a mesma do famoso chope da casa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE