Publicidade

Publicidade

Blogs

Notícias do mundo do vinho

Blog da Belle

Blog da Belle

Pequeno glossário do vinho #1 - Não confunda mais enólogo, enófilo e outros termos

Eis aqui o primeiro capítulo, sobre algumas funções deste universo, para não trocar alhos por bugalhos, nem cortes por varietais

Se você já sentiu um frio na barriga após pronunciar uma palavra relacionada ao vinho e, imediatamente, teve a impressão de que fez mau uso dela, fique tranquilo. Vamos tentar resolver esse problema. Começa aqui uma série que tem como objetivo formar um pequeno glossário bem simples e direto sobre o que os termos mais usados. Eis o primeiro capítulo, que se dedica a algumas funções deste universo para você não trocar mais alhos por bugalhos, nem cortes por varietais.

FOTO: Andrew White/NYT Foto: Estadão

? Enólogo. É o profissional responsável pela vinificação, o cara que transforma uvas em vinho e que atua na vinícola, no laboratório, na adega. Ultimamente também tem tido mais influência no manejo de vinhedos, seguindo a ideia de que o vinho se faz mais no campo que no laboratório.

? Enófilo. Aquele que ama vinhos; estuda, coleciona e degusta com dedicação genuína.

PUBLICIDADE

? Sommelier. É o profissional responsável pelo serviço de vinho em um restaurante. Ele monta e cuida da organização da adega, assina a carta de vinhos e atende no salão. Também pode trabalhar em lojas e importadoras, selecionando que vinhos devem ser comprados e vendidos e organizando provas, entre outras atividades; além de vinícolas, atendendo clientes e outros profissionais do mundo do vinho. Para entender um pouco mais da profissão (e os incríveis concursos que giram em torno dela) assista ao filme Somm. Em Portugal é chamado "escanção".

? Tanoeiro. É quem faz as barricas de madeira (majoritariamente de carvalho) usadas para o envelhecimento do vinho.

? Vinhateiro. Sinônimo de produtor de vinhos. É o dono da vinícola -- geralmente pequena.

 

LEIA MAIS: Pequeno glossário do vinho #2 - Vinho, vinícola, vinhedo e palavras com v

PUBLICIDADE

Se você tiver outras dúvidas, sugestões de termos são bem-vindas na caixa de comentários.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE