Paladar

Blog da Patrícia

S.O.S. Cozinha

Aprenda a fazer o pato do Jacquin

O chef francês abriu a cozinha de sua casa (que é fantástica!) e ensinou os segredos de suas receitas mais famosas: o pato assado na panela e o purê

09 maio 2018 | 20:20 por Patrícia Ferraz

É um programão. Jantar na cozinha do chef francês Erick Jacquin é mais que um programa gastronômico, é uma diversão – além de um dos cozinheiros mais talentosos em atividade no País, Jacquin é um grande contador de histórias. Mas o programão, mesmo, é o que gravamos e você vai assistir aqui a seguir.

O chef apresentou sua cozinha (o melhor lugar da casa, claro) decorada com objetos que ele foi colecionando ao longo da vida, incluindo uma juke box – ele cozinha ouvindo música francesa. Jacquin mostrou seus gatos, Johnny e “Tômpero” (verdade, o nome do gato é uma brincadeira com o modo como o chef diz a palavra tempero).

FOTO: Leo Souza/Estadão

Mas isso foi apenas o começo do programa. A grande atração é ver Jacquin preparando, passo a passo, o pato assado na panela com pimentas à moda antiga (e que você confere no vídeo abaixo), que ganhou o Prêmio Paladar de 2006, mesmo ano em que o ele foi premiado também pela sobremesa île flotante, um clássico (essa você vai ver em vídeo aqui mesmo na segunda-feira).  Ambos eram servidos no restaurante La Brasserie Erick Jacquin (hoje extinto). De quebra, ensinou o segredo de seu célebre purê de batatas.

A preparação do pato leva três dias, entre a marinada da ave e a finalização do molho brilhante, perfumado e de sabor complexo. Por ser muito trabalhoso, Jacquin deixou o pato fora do cardápio dos restaurantes Le Bife e Tartare and Co. A boa notícia é que a partir da próxima semana, toda quarta-feira vai ser “Dia de Pato” no Tartare and Co. O restaurante, especializado em tartare, terá o pato assado como sugestão, servido numa charmosa panela de ferro, como nos velhos tempos.

+ Receita completa do pato assado com pimentas à moda antiga 

Agraciado com o título Maître Cuisinier de France, uma grande honraria da cozinha francesa, Erick Jacquin já era um grande cozinheiro quando chegou ao Brasil, em 1995, para trabalhar no Le Coq Hardy (hoje extinto). Mas era conhecido apenas no meio gastronômico, entre chefs e gourmets. Foi só depois de virar jurado do programa Masterchef que se tornou celebridade. Hoje ele tem 1 milhão de seguidores e mal pode andar na rua, tamanho o assédio de fãs.

PATO ASSADO DO ERICK JACQUIN

Conheça a casa do chef, que tem até uma jukebox na cozinha, e aprenda a fazer o pato assado na panela

Tags: