PUBLICIDADE

Blogs

S.O.S. Cozinha

Blog da Patrícia

Blog da Patrícia

Como fazer manteiga em casa

Tudo o que você vai precisar é de um frasco de creme de leite fresco integral e uma batedeira (ok, dá para bater na mão, mas você vai se cansar...). Fazer manteiga é muito mais fácil do que parece

Sabe aquele aviso que você recebe quando está aprendendo a cozinhar e vai bater chantilly? "Não bata demais senão vira manteiga". Pois é exatamente assim que se faz manteiga em casa: batendo demais o creme de leite. Mas tem de ser creme de leite fresco integral. Vi essa receita pela primeira vez no livro Pão Nosso,de Luiz Américo Camargo (Panelinha). Manteiga feita em casa rende pouco, mas fica uma delícia. O processo é o seguinte:

 

Ponha o creme de leite integral fresco na batedeira. Tem de ser integral, não pode ser desnatado.

FOTOS: Patrícia Ferraz/ Estadão 

PUBLICIDADE

Bata como se fosse fazer chantilly.

 

Deixe passar do ponto, ele começa a ficarcomo se estivesse talhado. Estragou o chantilly? Sim, completamente. E essa é a ideia.

 

E aí o sólido e o líquido se separam (reduza a velocidade da batedeira, mesmo assim, vai espirrar!). E o chantilly vira manteiga!

PUBLICIDADE

 

Sobra um líquido embaixo - é o tal do buttermilk que os americanos usam em um monte de receitas de panqueca, massa de bolo etc... Essa aliás, é uma das únicas maneiras de você conseguir o ingrediente por aqui, já que ele não está à venda.

Aí você coloca a manteiga numa peneira. E então, pressione delicadamente com a ajuda de uma colher.

 

 

PUBLICIDADE

Pressione delicadamente com a ajuda de uma colher para extrair o líquido restante.

 

Transfira a manteiga espremida para uma vasilha com água gelada e deixe uns minutos, para firmar.

 

Escorra, seque a manteiga (levemente, com pano descartável) e coloque numa manteigueira ou vasilha de louça - espalhe um pouco de sal grosso por cima. No inverno, mantenha em temperatura ambiente. No verão, guarde na geladeira.

PUBLICIDADE

 

Se quiser congelar, enrole a manteiga num filme plástico, formando um cilindro. Essa manteiga fica maravilhosa aromatizada: costumo colocar raspas de limão-siciliano (além do sal grosso). Também misturo ervas aromáticas frescas - uma mistura delas, as que estiverem disponíveis, ou apenas uma, como sálvia. Nos dois casos dá para congelar e usar mais tarde em massas, carnes,ou torradas.

Para caprichar muito , além da manteiga, faça também o pão de fermentação natural.

 

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE