Paladar

Blog da Patrícia

S.O.S. Cozinha

Como usar a água de flor de laranjeira

Ingrediente transformador, que perfuma e dá sabor exótico, a água de flor de laranjeira pode ser usada em doces, salgados e bebidas

18 maio 2017 | 17:22 por Patrícia Ferraz

Água de flor de laranjeira é um ingrediente transformador, que perfuma e dá sabor exótico a diversas receitas doces e salgadas. Tradicionalmente, é usada nas culinárias do Oriente Médio, mas desde que foi levada ao Mediterrâneo pelos árabes, durante a Idade Média, começou a marcar presença em outras cozinhas, especialmente na França e na Espanha.

FOTOS: Patrícia Ferraz/Estadão

É uma infusão feita com flores de laranja azeda num processo que requer colheita manual: as flores são tão delicadas que têm de ser colhidas à mão e maceradas no mesmo dia, para não perder o frescor. A Tunísia é o maior produtor mundial da laranja azeda (Citrus aurantium, chamada de Laranja de Sevilha). É com ela que se fazem dois licores famosos e bem perfumados, o Cointreau e o Grand Marnier.

A água de flor de laranjeira extrapolou as fronteiras das baklavas, malabies e das caldas de ataif de natas ou nozes e foi perfumar macarons e madeleines na França, doces, caldas e diferentes receitas na Espanha e, nos últimos anos, cozinheiros interessados em sabores exóticos encontraram novos usos para ela.

Yotam Ottolenghi, autor de vários livros de receitas e dono de vários restaurantes em Londres, usa água de flor de laranjeiras em diferentes receitas salgadas. Ele tem intimidade com o ingrediente, nasceu e cresceu em Jerusalém e levou os temperos do Oriente Médio quando se mudou para Londres, 20 anos atrás. Faz com ela vários molhos de salada, meu favorito é a seguinte: 3 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira, 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico, 1 colher (sopa) de maple syrup e  3 colheres (sopa) de azeite de oliva.

De todos os usos, no entanto, meu preferido é na limonada libanesa. Não tem segredo: você faz a limonada do jeito que gosta e mistura 1 colher (sobremesa) de água de flor de laranjeira. Vira um refresco perfumadíssimo! Mas tem de tomar logo, ele perde a graça em poucos minutos.

Existem diferentes marcas importadas, a da Zeenny (260 ml) é a mais fácil de encontrar. No Empório Syrio, na região da 25 de Março, custa R$ 22.

Tags:

Ficou com água na boca?