PUBLICIDADE

Blogs

S.O.S. Cozinha

Blog da Patrícia

Blog da Patrícia

Cuscuz de couve-flor

Em vez de ser feito de semolina, este cuscuz é feito com a couve-flor moída e tostada em frigideira quente. Resultado: fica levíssimo. Com legumes assados, faz a refeição completa

 

FOTOS: Gabriela Biló/ ESTADÃO

A primeira vez que provei um cuscuz feito de couve flor foi em 2001, no El Bulli, de Ferran Adrià. Achei surpreendente, divertido, bonito...só que não era muito gostoso, não, a couve-flor crua, sem tempero, apenas com uns cubinhos de legumes.

Essa versão aqui é bem saborosa. E começa com uma farofa de couve-flor, que aliás, é , por si, um belo acabamento para diferentes pratos, fica ótima polvilhada por cima de espaguete na manteiga, ou ao alho e óleo. A farofa também serve de acompanhamento para assados. É bem fácil de fazer.

Primeiro é preciso separar os floretes, lavar e secar bem. Aía gente tem de transformá-los em farofa - é possível fazer isso usando uma faca afiada, ou a lâmina meia-lua. Mas eu costumo colocar no processador, que faz a tarefa rapidinho. E deixa 'os grãos' perfeitos

PUBLICIDADE

 
 

O cuscuz fica assim, dá uma olhada.

 

Ponha um pouco de azeite numa frigideira, uma ou duas colheres, se for usar a couve-flor toda. Não ponha muito para não encharcar e não empapar a farofa. Aqueça bastante a frigideira, ponha o azeite, aqueça também e então ponha a couve-flor moída. Refogue, mexendo até dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e tire do fogo.

PUBLICIDADE

 

Transfira o cuscuz para um bowl, decore com legumes assados (ficam bem mais saborosos do que simplesmente cozidos). Tempere os legumes generosamente, antes de misturar ao cuscuz. Fica bom quente ou em temperatura ambiente.

 

 

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE