Paladar

Blog da Patrícia

S.O.S. Cozinha

Grão-de-bico picante para o aperitivo

Ando com mania dessa receita, que, além de fácil de fazer, é super viciante e saudável

03 julho 2017 | 17:49 por Patrícia Ferraz

Ando com mania deste aperitivo: grão-de-bico crocante e picante. Nada mais fácil de fazer. É só cozinhar o grão-de-bico (em caso grave de preguiça, nem precisa cozinhar é só comprar os grãos já cozidos, embalados a vácuo ou em lata, já cansei de fazer isso, cá entre nós, eles resolvem bem a questão). E depois temperar e assar.

Você pode temperar de várias maneiras, comece experimentando essa aqui  – é só uma fórmula, para dar uma ideia das quantidades e especiarias que combinam. Ela leva canela, pimenta, especiarias e óleo de coco, que dá um toque adocicado e contrabalança as pimentas. Depois, vá fazendo suas adaptações.

FOTO Gabriela Bilo/Estadão

A receita (que tirei do livro 100% Real, do novo guru da comida de verdade, o chef americano Sam Talbot, sem edição em português), é a seguinte:

? 500g de grão-de-bico cozido, escorrido (o ideal é, depois de escorrer, secar com papel toalha) e descascado

? 2 colheres(chá) de sal

? 2 colheres (chá) de canela em pó

? 2 colheres (chá) de cominho em pó

? 1 colher (chá) de coentro moído

? 1 colher (chá) de cúrcuma

? 1/2 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos

? 3 colheres (sopa) de óleo de coco derretido

? 1 e 1/2 colher (sopa) de raspas de casca de limão

O preparo não tem segredo. É só colocar o grão-de-bico cozido e seco numa vasilha, misturar o óleo de coco derretido (basta aquecer um pouquinho numa panela), temperar e misturar bem.

Depois é colocar numa assadeira e levar ao forno baixo por aproximadamente uma hora, até o grão-de-bico ficar crocante. Ao sair do forno, salpique as raspas de limão por cima e misture bem. Pronto. É viciante. Sorte é que é super saudável também!

Confira a receita completa aqui.

Tags: