Paladar

Blog da Patrícia

S.O.S. Cozinha

Novo filme de Francis Mallmann fala de comida e vinho

'It Start's With Wine', em cartaz na Amazon Prime Video, é uma parceria entre o chef Francis Mallmann e a Bodega Garzón

07 janeiro 2019 | 16:13 por Patrícia Ferraz

Está em cartaz o primeiro filme da It Start’s With Wine, série sobre vinho e comida produzido em parceria entre a vinícola uruguaia Bodega Garzón e a Amazon Prime Video. O Paladar esteve no Uruguai no início de dezembro para assistir a pré-estreia e conversou com a estrela da produção, o chef argentino Francis Mallmann.

As tomadas feitas no Brasil, na Argentina e no Uruguai contam um pouco da história da comida no Uruguai rural, onde a presença do fogo é constante e a influência dos imigrantes italianos e espanhóis é evidente. É uma cozinha simples, rústica, de sabores autênticos.

O chef Francis Mallmann. FOTO: Cristina Neves

As cenas envolvem a preparação de pratos em diferentes cenários – da grelha improvisada na praia aos domos, estruturas de ferro oval com brasa no chão, bem no centro, um estilo de churrasco muito lento, que o chef Francis Mallmann improvisou pela primeira vez durante uma temporada em Trancoso, na Bahia, mas que acabou se popularizando.

Mallmann divide a cena com o enólogo consultor e responsável pela produção dos vinhos da Bodega Garzón, o italiano Alberto Antonini.

Francis Mallmann é argentino, mas vive parte do tempo na pequena Garzón, no litoral do Uruguai, região de Punta del Leste, onde tem uma pousada e restaurantes, entre eles o que fica dentro da Bodega. Antonini é o responsável pela elaboração dos vinhos da vinícola que tem dez anos de idade e coleciona prêmios e já foi eleita “melhor vinícola do Novo Mundo” pela Wine Enthusiast.

Na frente das câmeras, a dupla trava um diálogo entre pratos e copos.

Tags:

Ficou com água na boca?