Paladar

Blog da Patrícia

S.O.S. Cozinha

Tudo o que você queria saber sobre facas

Confira todos os vídeos da série e aprenda como escolher, afiar, usar e cuidar das suas facas

30 maio 2017 | 19:56 por Patrícia Ferraz

A faca é o instrumento de cozinha mais antigo e o mais venerado. Se bem usada, vira extensão da mão do cozinheiro e abre caminhos. Mas seu uso levanta diversas questões até nos mais experientes chefs. Por isso, fiz uma série de vídeos – foram cinco, publicados um a cada dia na semana passada – sobre facas para responder a perguntas como: quantas facas você realmente precisa ter?; como afiar facas e outros utensílios cortantes?; como escolher uma faca e o instrumento certo para afiá-la?; como usar cada tipo de faca?. A série termina com seis lições de como estragar sua faca (é bem mais fácil que parece).

Abaixo, reuni todos os vídeos da série. Confira!

 

DE QUANTAS FACAS VOCÊ PRECISA?
Quando a gente vê aqueles cepos repletos de facas de todos os tamanhos na vitrine, fica imaginando que precisa ter todas elas para poder cozinhar tudo o que quiser. Não é bem assim, como admite Fábio Barbeiro, gerente de vendas da Zwilling, loja especializada nos Jardins.

 

 

 

COMO AFIAR SUAS FACAS?
Qual o melhor método, a pedra, a chaira, os afiadores? O mestre cuteleiro Flávio Duprat mostra qual instrumento escolher para cada faca e ensina a afiá-las.

 

 

 

COMO ESCOLHER UMA FACA E OS INSTRUMENTOS PARA AFIAR
O rei da cutelaria Romeu Gattas ensina a escolher a faca, a pedra e a chaira e as bainhas para guardar.

 

 

 

COMO USAR CADA FACA
O professor Helio Takeda, da Universidade Anhembi Morumbi, mostra como usar as três facas essenciais da cozinha e como afiar cada uma delas.

 

 

 

COMO ESTRAGAR SUA FACA EM 6 LIÇÕES
Estragar uma boa faca é mais fácil do que parece e há boas chances de que você esteja estragando as suas facas sem perceber.

 

 

FOTO: Karsten Moran/NYT

Tags:

Ficou com água na boca?