PUBLICIDADE

Blogs

S.O.S. Cozinha

Blog da Patrícia

Blog da Patrícia

Você quer uma boa receita de focaccia? Esta é fácil e não tem erro. É só esperar fermentar

Fazer focaccia é mais fácil do que parece. Depois que a massa fermentar, você pode brincar com a cobertura, que pode ir da tradicional à que você tiver à mão

Tenho tanta dificuldade para escolher a melhor cobertura de focaccia que sou incapaz de fazer uma só. Vou inventando, combinando ingredientes e... quando vejo, preparei a festa de focaccia - daquele tipo que dá para convidar os amigos, abrir um vinho. Foi o que aconteceu no fim de semana.

 

Focaccias com diversos recheios. FOTOS: Patrícia Ferraz/Estadão

A ideia era fazer uma focaccia clássica, com alecrim, sal grosso e azeite. Simples, para comer com presunto cru, um jantar leve e bem bom.  Mas aí abri a geladeira e o pote de aliche (anchova) em conserva me inspirou.  Resolvi triplicar a quantidade de massa e comecei a inventar. Peguei também alcaparras e umas azeitonas pretas fatiadas. A primeira saiu com a combinação tradicional da pissaladière francesa.

Aí cortei uma cebola roxa em fatias bem finas e refoguei com azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Fiz uma versão de aliche com cebola. A terceira levou creme de ricota e queijo feta temperado com limão e pimenta. Mas achei sem-graça e quando tirei do forno coloquei lascas de presunto cru e um pouquinho da cebola roxa. Nada ortodoxo, mas tudo muito bom. Ah, a clássica de alecrim saiu também.

PUBLICIDADE

Bom, uma boa focaccia depende é da massa. E esta receita, a seguir, não tem erro. Rende uma focaccia pequena, para assadeira quadrada. Mas é pouco! Nunca faço uma só. Para encher a tábua da foto acima fiz seis receitas de massa. Siga o passo a passo do preparo.

Antes de começar, separe e pese todos os ingredientes da massa. Os do recheio pode deixar para depois. Mas separe também, corte, lave, desfie, tempere antes de usar.  

Receita de focaccia

  

Ingredientes: 250g de farinha de trigo 150 ml de água 20 ml de azeite de oliva 20g de açúcar 5g de fermento biológico seco instantâneo 4g de sal marinho

PUBLICIDADE

Para a cobertura tradicional use alecrim fresco (só as folhas), sal grosso e bastante azeite.  

Preparo:

1. Dissolva o fermento na água, mexendo bem. Ponha na batedeira.

 

 

PUBLICIDADE

 

 

2. Acrescente a farinha e o azeite. Bata para misturar. Junte o sal e o açúcar e bata a massa por 5 minutos em velocidade baixa e por mais 5 minutos em velocidade alta.

 

 

PUBLICIDADE

 

 

3. Tire a massa da batedeira e ponha numa superfície untada com azeite. Cubra com filme plástico. Espere a massa dobrar de tamanho.

 

 

PUBLICIDADE

 

 

4. Unte uma assadeira com azeite, usando um pincel. Ponha a massa e vá abrindo com as mãos. A massa fica super elástica, vai e volta várias vezes e esse é um bom sinal. Deixe a massa descansar na assadeira por mais uns 15 minutos.

 

 

PUBLICIDADE

 

5. Faça furinhos na massa usando as pontas dos dedos. Espalhe mais azeite, sal e alecrim sobre a massa. Ou espalhe outros ingredientes como aliche, azeitona, tomate, queijo, cebola refogada...

 

 

 

6. Asse a focaccia em forno médio preaquecido até dourar a superfície (cuide para não queimar o fundo). Sirva em temperatura ambiente.

 

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE