Paladar

Bamberg e Bierland levam prata na Alemanha; Eisenbahn é líder no Brasil

10 novembro 2011 | 14:00 por Roberto Fonseca

Foram anunciados, lá na Alemanha, os vencedores da edição deste ano do European Beer Star, uma das competições cervejeiras mais conceituadas do mundo (para este blogueiro, fica atrás apenas da World Beer Cup, nos Estados Unidos). O Brasil conseguiu duas medalhas por lá, com a Bamberg Altbier, de Votorantim (SP)  e a Bierland Vienna, de Blumenau (SC). A receita da Bamberg passou por algumas alterações desde sua primeira edição, e a deste ano, de fato, é a melhor delas, com a levedura mais sutil em relação aos demais elementos da cerveja. A Bierland Vienna, por sua vez, foi uma das primeiras receitas (após a Pale Ale, que também passou por mudanças) da fase nova e mais ousada da cervejaria catarinense, que inclui uma imperial stout e uma belgian strong ale.

“É sempre muito bom ganhar uma medalha no European Beer Star, pois é uma competição dentro da Bavária, é como jogar fora de casa, competindo com estilos de cerveja que estão lá há séculos”, afirmou o cervejeiro e um dos donos da Bamberg, Alexandre Bazzo. Ele diz estar estudando a inclusão da Altbier, hoje sazonal, na linha fixa da marca. Ela já ganhou bronze este ano no Australian International Beer Awards.

Aproveito o post, ainda que de forma tardia, para noticiar que a Eisenbahn, de Blumenau (SC), ganhou recentemente três prêmios de “melhor cerveja das Américas” – Pale Ale, Weizenbier e Rauchbier – no World Beer Awards, ligado à revista Beers of the World (a Baden Baden Bock também foi premiada).

Com isso, atualizando o duelo pelo título de cervejaria mais premiada do Brasil pesquisado pelo blog, a Eisenbahn ampliou sua vantagem sobre a Bamberg. Hoje, a catarinense tem 30 medalhas e prêmios de “melhor da categoria”, contra 22 da concorrente de Votorantim. Veja como estava a classificação antes do European Beer Star e do World Beer Awards aqui. No duelo pela cerveja mais premiada, a Eisenbahn Dunkel tem oito medalhas e premiações, contra sete da Bamberg Rauchbier.

Parabéns às cervejarias premiadas nessas competições. Que outras consigam sucesso nas próximas disputas.

Tags: