Paladar

Cerveja Duff, cerveja K e curtas do dia

17 novembro 2011 | 16:06 por Roberto Fonseca

Direto ao ponto (ou ao pint), algumas notícias da semana:

1) Será lançada hoje em São Paulo uma cerveja que leva o rótulo da marca fictícia Duff, que ficou famosa no seriado Os Simpsons. Na Europa, ela já é moda há algum tempo – cheguei a trazer uma long neck e uma latinha de lá. Por aqui, deve custar salgados R$ 10. Deve tratar-se de uma lager “premium”, mas ainda não a provei para tirar a dúvida. Também não tive retorno da Fox sobre se a emissora, detentora da marca dos Simpsons, autorizou ou precisa autorizar o produto. A Duff brasileira é uma receita da catarinense Saint Beer. Ela tem um site.

2) A Heineken Brasil, controladora da marca homônima e da Kaiser, concederá entrevista dia 24/11. A pauta: “novas ações e campanha que irá renovar a história” da Kaiser, que completa 30 anos. Uma rápida busca na base de pedidos de patente mostra que a empresa registrou as marcas “Cerveja K Pilsen” em versões onde o Kaiser dá lugar ao K ou a letra aparece com destaque bem maior que o resto do nome da cerveja; também há um novo slogan, “A Cerveja Bem Cervejada“. Fica a dúvida se é uma ação para mudar a imagem de Kaiser para K ou se a letra estará relacionada a alguma variação de receita da marca. Foi registrada ainda a marca “K Kaiser, a Cerveja Bem Cervejada Barril“, o que sugere a venda de chope ou de barriletes de 5 litros, já utilizados por outras marcas, como a própria Heineken. A conferir.

3) Começa hoje e vai até sábado em Blumenau mais uma edição do Festival Brasileiro da Cerveja. Se alguém ainda tem dúvidas em ir, vá. Além de uma série de microcervejarias e importadores expondo suas receitas e rótulos, haverá produções de cervejeiros caseiros feitas apenas para o evento. A programação ainda inclui palestras com especialistas na nobre fermentada. Este que escreve foi vetado no vestiário há pouco e passará em branco nessa. O evento tem um site.

4) Ainda na esteira do festival, a Cervejaria Way, de Curitiba, lançará no evento a 8S, ou 8 Secrets, uma Double American Pale Ale feita por oito cervejeiros durante o Wikibier, festival que ocorreu há algumas semanas na capital paranaense. Quem não for a Blumenau, porém, também poderá prová-la: algumas poucas garrafas devem pipocas em outras capitais.

5) Em tempo: outra do evento, a cervejaria Schornstein, de Pomerode, vai lançar amanhã uma IPA com 6,5% de teor alcoólico, feita pela mestre-cervejeira Katia Jorge.

Tags:

Ficou com água na boca?