Paladar

Colorado Ithaca: e não é que a burocracia fez bem à cerveja?

18 junho 2010 | 13:24 por Roberto Fonseca

coloradoithacafich

(Texto publicado no Paladar de 17/6/2010)

Se a pressa é inimiga da perfeição, o Ministério da Agricultura fez um grande favor à cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto. Há um ano, ela tentava aprovar o rótulo de sua nova receita, uma imperial stout com rapadura preta. O “ok” saiu e a venda começa dia 10. Nesse período ela teve de mudar de nome, mas ficou mais “redonda” que na estreia informal, durante feira em junho de 2009.

Inicialmente batizada de Vintage Black Rapadura, a cerveja teve trocas de nome, conta o dono da Colorado, Marcelo Carneiro da Rocha. “Primeiro, disseram que não poderíamos usar o termo rapadura. Aí, ficaria Vintage Black. Mas soubemos que outra cervejaria teve vetado o uso do termo Vintage”, diz. “Resolvi então rebatizar a nossa cerveja como Ithaca, homenagem a Homero e sua Odisseia e também ao nosso trabalho homérico para aprovar a cerveja.” O Ministério da Agricultura foi procurado pela reportagem na terça-feira, mas não se manifestou.

Se em 2009 a cerveja tinha álcool destacado em demasia, a maturação a deixou mais licorosa e balanceada, com boas notas de chocolate, café e malte torrado. Cada garrafa é lacrada com uma espessa camada de parafina vermelha e virá em caixa de madeira e custará R$ 50  – a venda será feita no site www.cervejariacolorado.com.br

Tags:

Ficou com água na boca?