Paladar

Começa hoje a série Melhores de 2012 da cerveja

07 janeiro 2013 | 08:59 por Roberto Fonseca

Passado o clima de retrospectiva que infalivelmente toma conta dos últimos dias de dezembro, do noticiário e das próprias pessoas, o blog inicia hoje a terceira edição da enquete de melhores do ano no mundo da cerveja. Assim como em 2009 e 2011, a ideia é ouvir o maior número possível de microcervejeiros, cervejeiros caseiros, blogueiros e outros profissionais (ou fãs) ligados à bebida sobre suas impressões – já devidamente fermentadas – do ano que passou.

Na edição atual, optei por ampliar o total de consultados. Já foram feitos 110 convites, dos quais, espero, ao menos 100 sejam respondidos, contra 60 de 2011. A ideia é postar por aqui três votos diários, às 8h, meio-dia e 22h. Também incluí mais perguntas no atual questionário, como Melhor Chope, Melhor Bar Cervejeiro e Rótulo mais Bonito.

Não tenho, como já disse em outros anos, a pretensão de escolher, premiar ou apontar ninguém com a somatória dos votos. Por esta razão, não faço a tabulação dos votos (nem proíbo os consultados de votarem em suas próprias crias). O espírito da enquete é menos quantitativo e mais qualitativo, para fornecer um retrato do que foi o mercado em 2012.

Ao meio-dia, postarei o primeiro consultado do ano. Boa leitura!

Tags: