Paladar

Concurso caseiro de 2009 será no Rio de Janeiro

18 março 2009 | 22:00 por Roberto Fonseca

Alguns dos vencedores do concurso de 2007 no Rio de Janeiro. Foto: Tasso Marcelo/AE - 3/10/2007

A quarta edição do concurso nacional de cervejeiros caseiros, torneio organizado pela associação da categoria, a Acerva, será realizada no Rio de Jsneiro, provavelmente nos dias 10 e 11 de outubro. A decisão foi tomada hoje, após conversa entre as Acervas estaduais. Os participantes vão competir em três categorias de cerveja: Traditional Bock (estilo de baixa fermentação, ou lager, com notas destacadas de malte), Witbier (cerveja de trigo belga, de alta fermentação, que leva cascas de laranja e sementes de coentro em sua receita, e tem notas cítricas destacadas) e American Brown Ale (também de alta fermentação, com notas de chocolate, caramelo e leve torrado).

O Rio de Janeiro já havia abrigado os concursos de 2006 e 2007 (em 2008 a competição foi em Minas Gerais). Por acordo de rotatividade, a disputa deste ano deveria ser em São Paulo. Mas a Acerva local, em acordo com as demais e por problemas de logística, decidiu “passar” a vez momentaneamente. Aos paulistas, resta o consolo de abrigar, no meio do ano, a Brasil Brau, feita da indústria de cervejas, que em sua última edição, de 2007, também teve estandes de microcervejarias e cervejeiros caseiros.

O modelo do torneio deste ano deve ter alterações. O primeiro dia será destinado a eliminatórias e cursos. O segundo, às finais de cada categoria e entrega de prêmios. As Acervas vendem ingresso para participação do público, que pode experimentar cervejas artesanais e caseiras em exibição durante os dias de torneio. Valores, local e horário ainda serão definidos. Mais informações: contato@acervacarioca.com.br.

Ficou com água na boca?