Concurso Mestre-cervejeiro: os finalistas, parte 6
Um tanto a toque de caixa antes do anúncio dos três finalistas do concurso da Eisenbahn, consegui localizar o último dos classificados, o gaúcho Michael Dresch há instantes. De tantas “estrelas” envolvidas na produção de sua cerveja, ele, que tem 29 anos e estuda Química Industrial, espera que mais uma funcione na apuração de daqui a pouco. Leia mais:
1) Quando começou a se interessar por cerveja?
Desde os 20 anos. Pelas artesanais, há quatro ou cinco anos.
2) E quando começou a produzir cerveja?
Em Novembro de 2008, montei o meu equipamento sozinho a partir de pesquisas em sites, comprei os insumos e comecei a aventura no mundo cervejeiro. A primeira leva ficou “mais ou menos”; a segunda ficou muito gaseificada. Depois de algumas leituras e uma pesquisa mais aprofundada, os resultados foram aparecendo. Em agosto de 2009 fiz um curso promovido pela Câmara Brasil-Alemanha, com o mestre-cervejeiro Werner. Com a troca de experiências, cada leva está mais aprimorada, tanto que o consumo está maior que a produção.
3) Como foi a produção da cerveja para o concurso?
Após pesquisa e desenvolvimento da receita, incluindo degustações de cervejas do estilo, para o concurso produzi duas levas. No começo de janeiro fiz a primeira, que não ficou com o resultado esperado. Não tinha aromas e ésteres, principalmente o de banana. Fiz então alguns ajustes na receita e parti para a segunda leva. Logo na fermentação, quando retirava amostras para acompanhar a gravidade final (ou o quanto de açúcar foi convertido em álcool), estavam perceptíveis os tão esperados aromas frutados.
4) Qual sua cerveja favorita?
Gosto de vários estilos, Eisenbahn Dunkel e Strong Golden Ale, a Indica da Colorado, Coruja…
5) Qual a origem do nome da cerveja do concurso?
O nome Estrela do Sul é uma homenagem a minha cidade e rua onde moro, pois além de viver em Estrela, por coincidência o nome da minha rua também tem estrela no nome, Estrela da Manhã, em homenagem a um instituto de educação do meu bairro. Com tanta estrela em um só lugar, tive que nomear assim a minha cerveja.
Tags:
Comente