Paladar

Da panela de casa para o copo

25 fevereiro 2009 | 21:23 por Roberto Fonseca

A seção “Cervejeiros caseiros” do blog será dedicada a um grupo seleto de apreciadores da bebida. Além de degustarem boas receitas nacionais e importadas, eles decidiram ter uma cerveja para chamar de sua. Foram atrás de panelões, tanques e instrumentos de medição, acertaram (ou erraram feio) a mão com receitas copiadas ou criações próprias. Ficaram angustiados quando a cerveja parecia não fermentar no tanque com o passar dos dias. Mas, no final, e independente do resultado, puderam provar o resultado do próprio trabalho. Melhor ainda, decidiram compartilhar com os amigos as crias.

Embora a produção caseira ainda esteja relacionada a dúvidas como “é muito difícil” ou, pior, “será que vai ficar igual àquela cerveja da propaganda da tevê”, o número de pessoas que resolve “meter a colher” no assunto é cada vez maior. Por isso, o autor deste humilde blog decidiu fazer um guia dos cervejeiros caseiros espalhados pelo Brasil afora.

Produz cerveja em casa? Escreva para o blog, indicando quem são os produtores, um e-mail de contato, quando começou a fabricação e estilos já produzidos. Conhece alguém que faz sua cervejinha na tranquilidade do lar? Peça para ele entrar em contato. A ideia é tem uma lista de produtores e, ainda, de contatos para quem quer começar. Afinal, compartilhar experiências e matéria-prima pode ser bastante compensador.

Vale lembrar, ainda, que existem associações de cervejeiros caseiros e artesanais, as Acervas, em alguns Estados, como São Paulo ( www.acervapaulista.com.br ), Rio de Janeiro ( www.acervacarioca.com.br ), Rio Grande do Sul ( www.acervagaucha.com.br), Minas Gerais ( www.acervamineira.blogspot.com ) e Espírito Santo ( www.acerva-es.blogspot.com), além de Santa Catarina ( www.acervacatarinense.com.br, cujo site ainda não está no ar; enquanto isso, a associação tem o e-mail acervasc@gmail.com ).

Ficou com água na boca?