Paladar

Evento do Paladar terá degustações de cerveja

01 junho 2009 | 15:50 por Roberto Fonseca

Cervejas degustadas no evento de 2008

Embora não seja muito a minha cara, vou partir para um momento “merchan” no blog, em nome de uma boa causa. No próximo domingo, o jornalista Roberto Fonseca comandará duas sessões de degustação no evento Paladar-Cozinha do Brasil, organizado pelo caderno Paladar e realizado no hotel Grand Hyatt São Paulo (Av. das Nações Unidas, 13.301, no Brooklyn). A primeira, às 14h30, tem como foco as cervejas que usam ingredientes tipicamente brasileiros em sua receita. A segunda, às 18h30, vai apresentar cervejas nacionais, mas com “DNA” belga. O ingresso custa R$ 50 em cada uma das sessões.

“Mas quem diabos é Roberto Fonseca?”, pode perguntar o leitor desavisado do blog. Em poucas palavras – uma, no caso: eu. Repórter de política do Jornal da Tarde, comecei a me interessar por cerveja ainda moleque, em meio à febre de importações do governo Collor. Depois de um período sem dar muita bola para a diversidade da nobre bebida, voltei há alguns anos a me dedicar à pesquisa do admirável, novo e vasto mundo das cervejas, correndo atrás, principalmente, do “novo”, já que vivemos uma fase de “renascimento” no Brasil, com várias microcervejarias a pleno vapor e o movimento de cervejeiros caseiros ganhando cada vez mais força.

Ficou com água na boca?

É nesse contexto que a cerveja cavou seu espaço no evento do Paladar. Depois da edição do ano passado ter um evento dedicado à bebida – onde foram testadas harmonizações com queijos -, este ano serão duas sessões de degustação. Prometo que farei o melhor para contentar quem se dispuser a ouvir este que escreve e compensar o valor do ingresso (hehehe).

Ao longo da semana, vou comentando um pouco mais sobre cada evento e dando “dicas” do que deve ser provado. Posso assegurar que já tenho um “ás” na manga. Uma cerveja que dificilmente será provada fora do evento. Mais não conto. Ainda… Vai lá. Os ingressos podem ser comprados aqui.