Paladar

Frederico Ming vence o concurso da Acerva Paulista

24 outubro 2012 | 14:21 por Roberto Fonseca

A Associação dos Cervejeiros Caseiros e Artesanais de São Paulo (Acerva Paulista) divulgou os vencedores do 3º Concurso Estadual, realizado no último domingo na Cervejaria Nacional, em São Paulo, na categoria Oatmeal Stout, ou stout com aveia. São eles:

1º Lugar – Frederico Ming (e Marcelo Holl Cury)

2º Lugar – Marcelo Citadini Alevato

3º Lugar – Cláudio Paulo da Silva

Como jurado, junto com Phillip Zanello e Victor Marinho, da Acerva, o beer sommelier Renê Aduan Jr., Ronaldo Rossi, da Cervejoteca e Raphael Rodrigues, do blog All Beers, pude provar as cervejas campeãs. Eis alguns comentários:

Ming – Boa cerveja, a melhor da minha mesa na primeira fase. Além do bom equilíbrio entre maltes escuros, torrados e aveia, teve um diferencial: notas agradáveis de lúpulo floral e cítrico. Poucas concorrentes se arriscaram a deixar o lúpulo mais aparente, embora seja um pressuposto do estilo (em doses moderadas, claro).

Citadini – A primeira garrafa da final tinha sinais fortes de diacetil. Pedimos uma segunda prova para ver se era um problema pontual. De fato, ela estava sem o problema e com um belo conjunto de elementos. Uma oatmeal stout mais clássica.

Silva – Provei na final. Boa cerveja, com notas interessantes que remetiam a coco ou madeira de barril americano. Também tinha bom equilíbrio entre maltes e a aveia.

 

O Ming terá sua receita produzida pela Cervejaria Nacional. Ela deve estar pronta por volta do dia 25 de novembro. Adaptar fielmente a receita à grande escala deve ser um desafio, já que o cervejeiro caseiro é conhecido por proezas como fazer a própria malteação de grãos em uma máquina de lavar adaptada. Brincadeiras à parte (não sobre a máquina de lavar), a tendência é de que saia uma boa cerveja. A conferir.

Tenho as avaliações que fiz das demais cervejas. Se alguém que concorreu tiver dúvidas, posso passar os detalhes. De todo modo, colocarei as avaliações das demais cervejas que provei no concurso mais tarde por aqui.

Tags: