Paladar

Xingu concorre em torneio de ‘loucura da cerveja’ nos EUA

25 março 2010 | 14:42 por Roberto Fonseca

Soube agora há pouco, pelo Cesário Mello Franco, criador da Xingu, que essa cerveja, nascida em Caçador (SC) há 23 anos e hoje propriedade da Femsa/Heineken, está concorrendo em um torneio organizado pelo jornal norte-americano The Washington Post, chamado Beer Madness, ou Loucura da Cerveja. São 32 marcas participando em quatro categorias (Lagers, Cervejas Escuras, Pale Ales e Estilo Livre). Embora considere os critérios de comparação meio bizarros (há duelos bem desiguais), vale pela curiosidade de saber que um grande jornal dos EUA organiza um torneio desse porte.

Embora tenha restrições ao fato de ter sido a Xingu a indicada, e não uma artesanal brasileira – com todo respeito que merece a história da marca -, não resta muito a fazer agora além de torcer. A Xingu bateu, na primeira rodada, a norte-americana Brooklyn Brown Ale, avaliada no post aí de baixo. E, na segunda, a Monteith’s Black Beer, que havia batido a Guinness na rodada anterior. A boa notícia é que os internautas podem votar, logo, se quiserem dar uma forcinha à Xingu, basta ir lá e clicar.

PS: Diante da dúvida levantada por um leitor do blog, o esclarecimento: para ir ao link do concurso e votar, basta clicar nas palavras “Beer Madness” algumas linhas acima.

Em tempo: depois de vencer a Monteiht’s Black Beer, o próximo adversário da Xingu, amanhã (31), será a Samuel Smith Oatmeal Stout. Vai ser um páreo dificílimo.

Ficou com água na boca?