Paladar

Melhores de 2011, parte 20: Sandro Singer, Ricardo Seara e Carlos de Manuel

14 janeiro 2012 | 12:27 por Roberto Fonseca

Sandro Singer, Ricardo Seara e Carlos de Manuel (Foto: Arquivo pessoal)

Veja os votos de Sandro Sebastião Singer, Ricardo Ponetske Seara e Carlos Alberto Coimbra de Manuel, da Ogre Beer, de Curitiba (PR), vencedores da 3ª (e última, até agora) edição do Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn com a São Sebá:

Melhor lager nacional
Eisenbahn Dunkel. Tomada na pressão, fica fácil entender como ela conquistou tantos prêmios mundo afora.

Melhor ale nacional
Cirilo, da Seasons. Se destaca por manter equilíbrio e drinkability, os maiores desafios na hora de criar propostas mais inovadoras.

Melhor lager importada
Harviestoun Schiehallion. É sempre bom provar esta cerveja para lembrar que lagers mais leves podem, sim, ter sabores mais complexos.

Melhor ale importada
Rodenbach Grand Cru. Veio preencher uma lacuna de um grande estilo ainda pouco representado no mercado brasileiro (nota do blog: as sour ales).

Melhor cerveja caseira
A cena amadureceu bastante no PR, provamos diversas grandes receitas neste ano… para não ser injusto com ninguém daqui, ficamos com nossos “vizinhos” da Drei Adler (de Blumenau, SC). A Bretta Framboesa, sozinha, já justificava o constante movimento no stand deles no último Festival da Cerveja em Blumenau.

Melhor cerveja do ano (aqui ou lá fora)
Dentre as lançadas em 2011, a Brooklyn Black Ops.

Novidade do ano
A criação South Beer Cup e a bela participação tupiniquim na competição, com várias boas cervejarias sendo reconhecidas, como a Bodebrown, Eisenbahn, Colorado, Bamberg, Backer, Bier Hoff, Baden Baden… Como bônus, o anúncio de que teremos a competição por aqui em 2012.

Melhor fato cervejeiro
O mercado cervejeiro continuar crescendo sem sinais visíveis de desaceleração.

Pior fato cervejeiro
A morosidade do poder público em simplificar a legislação e tributação para quem empreende ou deseja empreender no meio cervejeiro. Dificulta a geração de negócios, empregos e encarece a cerveja nossa de cada dia.

Tags:

Ficou com água na boca?