Paladar

Melhores de 2012, parte 102: Daniel Ghislandi

10 fevereiro 2013 | 14:30 por Roberto Fonseca

Foto: Arquivo pessoal

Daniel Sachetti Ghislandi, presidente da Acerva Catarinense, de Crisciúma (SC):

1) MELHOR ALE NACIONAL

Como hophead de carteirinha, continuo fã da Perigosa, imperial IPA da Cervejaria Bodebrown. Uma pancada em forma líquida!

2) MELHOR LAGER NACIONAL

A Bierland Vienna permanece no topo! Cerveja com um ótimo equilíbrio e grande drinkability.

3) MELHOR ALE IMPORTADA

Provar a Brooklyn Local 1, anos atrás, foi uma verdadeira paixão ao primeiro copo. Uma mistura entre as escolas belga e americana, que me fez, como cervejeiro caseiro, iniciar uma busca pela minha versão de uma belgian ale lupulada. Continuo com o sr. Garrett Oliver.

4) MELHOR LAGER IMPORTADA

Ultimamente uma lager que sempre tenho na geladeira de casa é a König Pilsener, uma german pilsner muito elegante e com um excelente custo/benefício, disponível em muitos supermercados.

5) MELHOR CHOPE

Wäls Petroleum, tomado na cervejaria da Villa em Curitiba, sensacional!

6) MELHOR BAR CERVEJEIRO

Tenho que citar 2 neste quesito: a Academia da Cerveja, em Floripa, com a vasta carta de cervejas e chopes, e o Ventuno Pub em Urussanga (SC), que há anos desbrava o mercado cervejeiro artesanal no sul de Santa Catarina e alia ótimas cervejas a um ambiente espetacular de pub, pizzaria e casa de shows!

7) MELHOR CERVEJA CASEIRA

Esta é uma pergunta muito difícil; tenho tomado tantas cervejas maravilhosas nos encontros da ACervA Catarinense nos últimos anos que é difícil escolher apenas uma. Posso citar dezenas, logo congratulo todas as cervejas dos amigos da ACervA.

8) MELHOR CERVEJA DO ANO, AQUI OU LÁ FORA

Duvel Triple Hop, um espetáculo!

9) RÓTULO MAIS BONITO DO ANO

Continuo com os rótulos psicodélicos da Flying Dog. Estampados em uma camiseta preta, se transformariam em verdadeiros ícones heavy metal.

10) NOVIDADE DO ANO

A cerveja que me trouxe uma surpresa muito positiva foi a india pale ale lançada pela banda Velhas Virgens (produzida pela Invicta, de Ribeirão Preto). Tem-se visto ultimamente o crescimento de um movimento mundial em que várias bandas de rock estão criando suas versões de cervejas e vinhos no mercado, como as Velhas, AC/DC, Iron Maiden, Kiss… A IPA das Velhas foi uma ótima surpresa. Uma autêntica ale ao estilo britânico, deliciosa.

11) MELHOR FATO CERVEJEIRO

A explosão do mercado cervejeiro artesanal no Brasil, que gerou um crescimento exponencial da variedade de opções de cervejas e insumos em todo território nacional.

12) PIOR FATO CERVEJEIRO

Não tenho nada em mente no momento.

Tags:

Ficou com água na boca?