Paladar

Melhores de 2012, parte 27: Paulo Schiaveto

16 janeiro 2013 | 14:30 por Roberto Fonseca

Foto: Arquivo pessoal

Paulo Schiaveto, mestre-cervejeiro e consultor, de Belo Horizonte (MG):

1) MELHOR ALE NACIONAL

Pelo processo inovativo, filtrando uma weizenbier em um leito de lúpulo, minha escolha vai para a Hopweiss, da Bodebrown, de Curitiba

2) MELHOR LAGER NACIONAL

Sendo meio coruja, a 3 Lobos American Pilsen (da cervejaria mineira Backer). A combinação dos lúpulos ficou muito boa, gostei bastante do resultado.

3) MELHOR ALE IMPORTADA

Eu vou ficar com a Duvel, a original mesmo. Uma obra de arte que nunca ficará ultrapassada, mesmo com a criatividade fervilhante dos cervejeiros da atualidade.

4) MELHOR LAGER IMPORTADA

Não lembro de ter provado nenhuma que se destacasse. Talvez não tenha provado nenhuma mesmo… ô, memória…

5) MELHOR CHOPE

Em um restaurante em San Francisco, provei uma american wheat com tangerina, de uma cervejaria chamada Lost Coast, que fica no norte da California (Eureka). Uma das melhores cervejas que eu já provei. Em garrafa, desconfio que seja inferior, não deve ser uma cerveja muito resistente ao envelhecimento.

6) MELHOR BAR CERVEJEIRO

É o Rima dos Sabores, de Belo Horizonte. Antro da Confrarima. E dos gordos.

7) MELHOR CERVEJA CASEIRA

Altvioou, uma belgian IPA dos homebrewers cariocas Bruno Viola e Pedro Macarrão. Resultado excelente em uma combinação de estilos desafiadora.

8) MELHOR CERVEJA DE 2012, AQUI OU LÁ FORA

Não tem jeito, é a Firestone Walker Parabola, do campeoníssimo e muito gente boa Matt Brynildson.

9) RÓTULO MAIS BONITO

Lindo rótulo de autoria do Randy Mosher para a Colorado Guanabara, a nova e reformulada “Ithaca”, que ficou ainda melhor e será produzida para exportação.

10) NOVIDADE DO ANO

A cervejaria Inconfidentes, Uai!

11) MELHOR FATO CERVEJEIRO

Eu gostei muito do Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenau, no início do ano passado. Gostei também da decisão do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) de abrir consulta pública para modificação da legislação sobre cervejas.

12) PIOR FATO CERVEJEIRO

Não temos fornecedores de equipamento em quantidade e qualidade suficientes para a demanda da indústria cervejeira de pequeno porte. Se nenhuma boa novidade surgir nesse campo, em breve não poderemos atender à demanda crescente pelas cervejas que tanto apreciamos.

Tags: