Paladar

Melhores de 2012, parte 45: Luís Celso Jr.

22 janeiro 2013 | 14:30 por Roberto Fonseca

Foto: Claudia Regina ( www.claudiaregina.com.br )

Luís Celso Jr, autor da coluna e do blog Bar do Celso, no jornal Gazeta do Povo (PR), em São Paulo (SP):

1) MELHOR ALE NACIONAL

Depois da muito comentada DUM Petroleum ano passado, do pessoal da DUM Cervejaria, de Curitiba, meu voto não poderia ser para outra que não a Wäls Petroleum. E não é só pela transferência de credibilidade que foi junto com a receita para Minas Gerais. É porque o trabalho foi muito bem feito. A bebida feita pela cervejaria ficou muito parecida com a da panela.

2) MELHOR LAGER NACIONAL

Após muito tempo enrolada, saiu esse ano a Way Beer Amburana Lager! Cerveja muito boa. Trata-se de uma lager forte, sem estilo definido, alcoólica e maturada com madeira amburana cearensis em um ponto de torra todo especial.

3) MELHOR ALE IMPORTADA

Rodenbach Grand Cru

4) MELHOR LAGER IMPORTADA

Gosto muito da Brooklyn Lager. É do tipo de cerveja para o dia-a-dia, para ter sempre à mão. É das poucas coisas que não são de 2012 ou 2011 que vou colocar nessa lista.

5) MELHOR CHOPE

Bebi vários chopes legais esse ano. Mas nem sempre com um olhar crítico. Lembro de um que me agradou bastante, a black IPA Hi-5.

6) MELHOR BAR CERVEJEIRO

Com pouco mais de um ano de existência, o Hop’n Roll conquistou seu espaço entre os melhores estabelecimentos de cerveja de Curitiba e do País. Fruto de um bom trabalho da equipe do bar e do apoio da cultura cervejeira local, que mantém abastecida as 12 torneiras de chope da casa e agradece muito por elas existirem.

7) MELHOR CERVEJA CASEIRA

Mutum Cavalo, da Ignoru’s Beer, de Curitiba. Premiada como melhor cerveja no 1º Concurso Paranaense de Cerveja Feita em Casa, essa american IPA promete.

8) MELHOR CERVEJA DO ANO, AQUI OU LÁ FORA

Essa é sempre a pior pergunta. Na falta de uma resposta absoluta (e há respostas absolutas?), Duvel Tripel Hop Citra.

9) RÓTULO MAIS BONITO DO ANO

Gosto dos rótulos da série 3 Lobos, da Backer. Fico com a imperial porter Bravo.

10) NOVIDADE DO ANO

A expansão das microcervejarias. Vi várias trocando de equipamentos, comprando mais, aumentando instalações. A demanda é grande e esse pessoal está correndo atrás.

11) MELHOR FATO CERVEJEIRO

A aproximação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) com os cervejeiros caseiros. Acho que boas coisas podem sair daí.

12) PIOR FATO CERVEJEIRO
Os altos impostos sobre o produto, que encarecem demais a cerveja e espantam o público.

Tags:

Ficou com água na boca?