Pergunta difícil. Se eu fosse um jornalista político discorrendo sobre cerveja, eu iria pelo lado político! A eleita: The White House Honey Ale (a cerveja do Obama), embora, infelizmente - ou felizmente, pois não gosto de cerveja com mel ? eu não pude prová-la. Entendam, nobres correligionários cervejeiros, meu voto é pela propaganda. Imaginem o reclame cervejeiro gratuito do homem mais poderoso do mundo? Mais poderoso depois do presidente Carlos Brito (AB InBev)... Imagina a festa? Hehehe! (
nota do blog: a primeira fanfarronice com este que escreve recebe advertência escrita, e não verbal, do árbitro
)
Vou defender uma das minhas atividades, a de designer gráfico. Está faltando mais atenção nessa área. A Colorado sempre foi referência. Em especial, destaco o rótulo da DUM Petroleum, mas fico com o da Seasons Bigfoot, outra Robusta Imperial Russa (russian imperial stout). Seguindo tendências das cervejarias californianas maluquetes, essas pirações têm me agradado.
10) NOVIDADE DO ANO
Eu descobri o Centro de Experiência Cervejeira (da Cervejaria Bohemia) em Petrópolis. Em relação a algo parecido no Velho Continente, um marco para a cerveja americana.
11) MELHOR FATO CERVEJEIRO
O Bob ter se soltado mais no Degustuite (degustwit)! Brincadeira bajuladora à parte, eu estava certo no voto que dei aqui no ano passado. Fizemos a nossa parte e o crescimento do mercado cervejeiro em 2012 foi ainda melhor do que em 2011. E, em especial, as campanhas preventivas a acidentes de trânsito relacionados ao álcool estão apresentando resultados exemplares. (
nota do blog2: outra fanfarronice? cartão amarelo!
)
12) PIOR FATO CERVEJEIRO
Acho que a profusão de novas cervejas perdeu um pouco o controle. Tenho me arriscado muito com lançamentos que, em geral, não me agradaram. É um pouco como dar um tiro no próprio pé, mas o que fazer? Acho que os lançamentos devem ser mais estudados antes de serem jogados nas gôndolas... Decepcionar um iniciante é praticamente perdê-lo.