Paladar

Melhores de 2012, parte 67: Kátia Jorge

29 janeiro 2013 | 21:00 por Roberto Fonseca

Foto: Female Carioca

Mestre-cervejeira e consultora, de Santa Maria (RS):

1) MELHOR ALE NACIONAL

Green Cow IPA da Seasons. Sou fã.

2) MELHOR LAGER NACIONAL

Doppelbock, ou não, Eisenbahn 10 anos. Parabéns ao cervejeiro Gerhard Beutling e à sua equipe.

3) MELHOR ALE IMPORTADA

Duvel Tripel Hop 2012. O lúpulo Citra tem sua participação e faz com que a cerveja fique ainda mais interessante. Ficou tropical.

4) MELHOR LAGER IMPORTADA

Anchor Steam Beer. Fácil de beber, equilibrada. Interessante por ser fermentada com levedura lager, mas com temperatura de fermentação de ale. Gostei muito do resultado.

5) MELHOR CHOPE

Tive momentos inesquecíveis com alunos em Pomerode. Sou suspeita para falar mas…a IPA da Schornstein está uma delícia. A equipe de cervejeiros está de parabéns.

6) MELHOR BAR CERVEJEIRO

República Brewpub na praia do Cassino (RS). Parabéns Thiago Nader.

7) MELHOR CERVEJA CASEIRA

Peri & Araci. Cerveja do estilo saison com refresco azedo de casca de abacaxi – como o próprio Ricardo Rosa descreve. A cerveja é delicada, refrescante, uma delícia. Pena que só degustei no festival em Piracicaba.

8) MELHOR CERVEJA DO ANO, AQUI OU LÁ FORA

Baladin Lune é maravilhosa, uma experiência. Ela é uma barley wine envelhecida em barril de vinho branco, se não estou enganada.

9) RÓTULO MAIS BONITO DO ANO

O da Colorado Guanabara, que é a mesma cerveja que a Colorado Ithaca. Por causa da exportação para os EUA, e a existência por lá da Ithaca Company, tiveram que modificar o nome, e consequentemente o rótulo. Estou saudosista… A Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar… Lindo!

10) NOVIDADE DO ANO

Parabéns para a Way pelo “Kit Single Hop”. Pioneira por aqui com este tipo de kit single hop. As APAs com Citra, Cascade e Amarillo ficaram ótimas. Ótimo kit e didático.

11) MELHOR FATO CERVEJEIRO

A oportunidade que o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) está nos proporcionando para discutir a legislação vigente. A reunião será nos dias 5 e 6 de fevereiro no MAPA em Brasília.

12) PIOR FATO CERVEJEIRO

Tributação, sempre.

Tags: