Paladar

Melhores de 2012, parte 68: Herbert Schumacher

30 janeiro 2013 | 09:00 por Roberto Fonseca

Foto:Arquivo pessoal

Herbert Schumacher, mestre-cervejeiro da Cervejaria Abadessa, de Pareci Novo (RS):

1) MELHOR ALE NACIONAL

Não vou encolher uma em especial, mas as ales da Cervejaria Colorado continuam com um excelente nível de qualidade.

2) MELHOR LAGER NACIONAL

Também não vou escolher uma em especial, mas a Cervejaria Bamberg está fazendo boas lagers. Acredito que, com a nova tecnologia alemã que será instalada na fábrica, elas vão ficar ainda melhores !!!

3) MELHOR ALE IMPORTADA

Infelizmente, a maioria das cervejas importadas, após uma longa viagem marítima e devido ao intenso calor que faz no nosso país, chegam ao Brasil um tanto quanto comprometidas e até danificadas em sua estrutura original. Fico com a doppelSticke da Uerige, de Dusseldorf, e, se tivesse a categoria de “MELHOR DESTILADO DE CERVEJA”, ficaria com o STICKUM PLUS 45% Vol., destilado feito da doppelSticke.

4) MELHOR LAGER IMPORTADA

Em novembro estive na Cervejaria Ayinger na Baviera/Alemanha para buscar uma garrafa de Celebrator para o meu amigo Flavio Roese, do Blog “Cerveja para Dois”, e provei-a no bar da fábrica. Realmente a Celebrator Doppelbock faz jus a todas as medalhas e prêmios que já ganhou.

5) MELHOR CHOPE

O mais fresco, puro malte e da cervejaria mais próxima.

6) MELHOR BAR CERVEJEIRO

Weisses Brauhaus Schneider em Munique; é o local onde vou há mais de 20 anos, bebo a mesma cerveja, como a mesma comida e sento na mesma mesa. Lá o tempo parou, mas a qualidade e a atmosfera do local continuam insuperáveis.

7) MELHOR CERVEJA CASEIRA

Não tenho tido a oportunidade de provar muitas cervejas caseiras, mas as cervejas feitas pelo Alessandro Ren continuam excelentes.

8) MELHOR CERVEJA DO ANO, AQUI OU LÁ FORA

Não sei se é a melhor cerveja do ano, mas provar a 8ª cerveja trapista GREGORIUS direto do tanque de maturação dentro da cervejaria na Abadia Trapista de Engelszell na Áustria me emocionou !!!

9) RÓTULO MAIS BONITO DO ANO

O Marco Falcone da Falke Bier acertou em cheio colocando uma imagem de Munique como motivo do seu rótulo da Estrada Real Weiss: é o berço da weizenbier.

10) NOVIDADE DO ANO

Com a inauguração da Cervejaria Hacklbräu no dia 12 de outubro de 2012, Viena tem agora 12 cervejarias !!!!!

11) MELHOR FATO CERVEJEIRO

Foi a alegria e  a emoção de ver os meus colegas sommeliers Alexandre Bazzo, Janaina Albino e Paulo Feijão Bettiol recebendo os prêmios de melhor cerveja de 2012 no European Beer Star em Nuremberg/Alemanha, durante a feira BRAU.

12) PIOR FATO CERVEJEIRO

E o mais triste, para mim, foi o fechamento da tradicional Cervejaria Uniosbräu de Munique, após tantos anos de história e tantos momentos bons que passamos dentro desta cervejaria.

Tags: