Paladar

Melhores de 2012, parte 77: Daniel Wolff

02 fevereiro 2013 | 09:00 por Roberto Fonseca

Foto: Arquivo pessoal

Daniel Wolff, do site Mestre Cervejeiro . com, de Curitiba (PR)

1) MELHOR ALE NACIONAL

Dama Bier India Pale Ale. Não conhecia e provei no ano passado, uma excelente cerveja. Dentro das novidades em 2012, fico com ela.

2) MELHOR LAGER NACIONAL

Wensky Bier Munich Dunkel. Feita pelo cervejeiro Luciano Wengrzinki, me trouxe boas memórias das melhores munich dunkel importadas.

3) MELHOR ALE IMPORTADA

Anchor Porter. Meu estilo preferido e uma cerveja muito saborosa, maltes escuros em perfeita harmonia com lúpulos americanos – não poderia deixar de votar nela.

4) MELHOR LAGER IMPORTADA

Fora: Budweiser Budvar Tmavy Lezak, a versão escura da Budweiser Budvar. Eu acho que ainda não a temos aqui no Brasil, por isso irei votar em outra.

No Brasil: Einbecker Ur-Bock Hell, cerveja bock alemã de coloração clara.

(nota do blog: esta semana, vi algumas garrafas da Czechvar (nome da Budvar nas Américas) Dark à venda na capital paulista)

5) MELHOR CHOPE

No exterior: Schlenkerla Rauchbier – diretamente do Beer Hall da cervejaria, em Bamberg.

No Brasil: Wäls 42, bebido na festa da Wäls/Brooklyn em BH.

6) MELHOR BAR CERVEJEIRO

Cervejaria da Vila (Curitiba, PR). O bar pioneiro em trabalhar com cervejas em Curitiba, que continua mandando muito bem.

7) MELHOR CERVEJA CASEIRA

Ignorus’s Mutum Cavalo IPA, vencedora do concurso da Acerva-PR, uma american IPA de primeira linha.

8) MELHOR CERVEJA DO ANO, AQUI OU LÁ FORA

Brooklyn Sorachi Ace. Apesar de ter chegado no Brasil em 2011, posso dizer que foi uma cerveja que consumi com frequência em 2012 e que está na lista das minhas preferidas.

9) RÓTULO MAIS BONITO DO ANO

Anchor Porter. Aqui também fico com a Anchor Porter, gosto muito da linha gráfica dessa cervejaria americana, rótulo, desenho da garrafa, site e toda a identidade visual deles.

10) NOVIDADE DO ANO

Eisenbahn 10 Anos. Fiquei muito surpreso com o coelho tirado da cartola por parte do consultor Juliano Mendes e da equipe do Grupo Brasil Kirin.

11) MELHOR FATO CERVEJEIRO

1º Concurso Paranaense de Cerveja Feita em Casa, promovido pela ACERVA-PR. Voto em um fato que foi de grande expressividade para a minha região. Um concurso muito bem organizado, com excelentes cervejas participantes.

12) PIOR FATO CERVEJEIRO

(não respondeu)

Tags: