Paladar

Nacional lança novas cervejas

19 março 2012 | 17:10 por Roberto Fonseca

Da esq. para dir., Irish Red Ale, Black IPA e Stout da Cervejaria Nacional (Fotos: Giovana Girardi e Divulgação)

Ok, acabei me atrasando um pouco e já passou o St. Patrick’s. Mas, creio, ainda há estoque das cervejas acima e, se tiverem acabado, ao menos fica aqui um relato das minhas impressões sobre as receitas. A Cervejaria Nacional começou a servir, na semana passada, quatro novas criações: duas stouts, uma com baunilha e uma com pimenta, uma Black IPA e uma Irish Red Ale. Só não provei a stout com baunilha – estava em rodízio com a de pimenta. Pela ordem:

1) Black IPA – fruto de parceria entre o cervejeiro da Nacional Alexandre Sigolo e o homebrewer Eduardo Manetta, é a mais interessante das novidades. A produção de 500 litros tem 7,4% de teor alcoólico e 50 unidades de amargor (segundo anotações do Manetta), aproximadamente. Aroma de lúpulo bastante presente – poderia “exagerar” até um pouco mais; ficou aquém da carioca HI5 – e bom amargor aliado a notas de malte torrado. Creio ter sido servida com nitrogênio e não só no gás carbônico, o que tirou um pouco do “tamanho” do corpo. Fiquei curioso em fazer um teste com a versão só no CO2.  Nota 3,7 em 5.

2) Stout com pimenta – Usa como base a Sa’si, stout fixa da Nacional (4,5%), com adição de pimentas in natura. No aroma, o ingrediente aparece pouco – uma picância sutil, quase imperceptível. Mas, no sabor, ela confere um apimentado moderado a baixo, mas agradável e perceptível com o tempo – e o consumo da cerveja. Poderia Aumentar um pouquinho a carga de pimenta, ou mudar o tipo do ingrediente. Resultado sutil, mas agradável. Nota 3,2 em 5

3) Irish Red Ale – Tem 4,5% de teor alcoólico. O estilo é baseado no malte e em suas nuances, mas poderia ter o ingrediente presente com um pouco mais de complexidade no aroma; final também poderia ter um pouco mais de malte tostado e secura. De todo modo, como define o BJCP, é um “easy drinking pint”, ou pint para tomar com facilidade. Nota 3,0 em 5.

Tags:

Ficou com água na boca?