Paladar

O MELHOR DE 2009, parte 24

18 janeiro 2010 | 18:19 por Roberto Fonseca

Leo Oliveira, do empório cervejeiro Beer Taste, no Rio de Janeiro. Foto: Arquivo Pessoal

Não, o carioca Leo Oliveira não está com os braços estendidos na foto para participar de uma campanha de doação de sangue. Tampouco está prestes a realizar um truque de mágica – por exemplo, fazer desaparecer as cervejas à sua frente (rs) -, mostrando que não tem nada nas mangas. Reparem nas tatuagens no braço do cara: além da logomarca do Beer Taste, uma das lojas cervejeiras mais diversificadas do Rio (e da qual ele faz parte), há ainda as estampas da Tripel Karmeliet e da Guinness. “Para você ver que tem de gostar muito, né?”, brinca. Veja os votos dele.

1) A ‘top das tops’ de 2009
Gouden Carolus Cuvee Van de Keizer 2008 / Blauw – 750ml [Bélgica] Mesmo sabendo que é dificil eleger apenas uma, não é impossível! Sem dúvida nenhuma um ótimo destaque para essa maravilha de Het Anker! Tive oportunidade de visitar a cervejaria e degustar as Cuvees de 1999 a 2008… Porém desta vez eles se superaram! Para mim, podemos incluir como top das tops encontrada no Brasil em 2009!

2) Melhor Ale
Westvleteren 12 – 330ml [Bélgica] E ponto. Precisa mais ?

3) Melhor Lager
Pilsner Urquell – 500ml [República Tcheca] Por mais que tenha aparecido no mercado por pouco tempo e em um preço bem salgado, continua sendo uma bela referência do estilo!

4) Destaque nacional
Vivre Pour Vivre / Falke Bier [Brasil] Apesar de adorar as Colorados, devo dar meus parabéns ao Marco pela ousadia e compromisso em produzir cervejas deste nível!!! A ponto de fazer Papazian lamber os dedos!!!

5) Destaque importado
St. Bernardus Abt 12 – On Tap [Bélgica] Este ano tivemos a oportunidade de saborear aqui no RJ um “chopp” inédito no Brasil! A maravilhosa cerveja belga St. Bernardus Abt Quadruppel (Barril de 30 litros)… Mesclando um sabor suave (comparado as mais belas Trappistas) com um potencial alcoólico de 10,5%, esta cerveja superou muito minhas expectativas, que diga-se de passagem, já eram altas !!

6) Novidade cervejeira
A chegada das cervejas americanas! Em um passado nem muito recente, pudemos encontrar algumas por aqui… porém durou pouco… pude degustar algumas no belo evento promovido pelo Frangó (UsHops) durante a BrasilBrau… Espero que agora venham para ficar !!! A volta dos barris de cervejas belgas, tais como Tripel Karmeliet, Maredsous 6 e 10 e St. Bernardus… Só coisa boa !!!

7) Fato cervejeiro
A visita de Randy Mosher, Charlie Papazian, Conrad Seidl, e outros profissionais do ramo de cervejas no Brasil… A cada dia que passa o mercado de cervejas no Brasil cresce chamando a atenção do mundo! O crescimento gigantesco das Acervas nacionais, junto com seus cervejeiros e seguidores, eventos e workshops também foi uma coisa muito legal este ano… Destaque também para a BrasilBrau 2009.

8) Pior momento cervejeiro
Aumento do IPI no inicio do ano… Não posso deixar de destacar também a falta de compromisso da Ambev (Brasil) com seus clientes e o total desconhecimento da grande maioria de seus vendedores frente as cervejas importadas pela empresa! A cada dia que passa fica pior!!!

Ficou com água na boca?